Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
HOME > blogs > ARIVALDO MAIA
Imagem ilustrativa da imagem Argentinos ainda choram pelo falecimento do grande técnico Campeão Mundial

BLOG DO
Arivaldo Maia

Argentinos ainda choram pelo falecimento do grande técnico Campeão Mundial


				
					Argentinos ainda choram pelo falecimento do grande técnico Campeão Mundial
César Luis Menotti, técnico da Argentina, foi campeão mundial em 1978. Foto: Mário Aleixo

Figura central do futebol ‘albiceleste’, morreu aos 85 anos, informou no último domingo (5) a Federação Argentina de Futebol (AFA) em sua conta oficial no X.

Menotti havia sido internado em um hospital em Buenos Aires em março devido a um “caso grave de anemia”, do qual recebeu alta em meados de abril.

Embora as causas de sua morte não tenham sido divulgadas oficialmente, Menotti, segundo a mídia, morreu neste domingo “de câncer de estômago”.

Nascido na cidade de Rosário, Menotti foi jogador na década de 1960 e depois se destacou como técnico, se sagrando campeão pelo Huracán (em 1973) antes de comandar a seleção argentina, onde, além de conquistar o mundial em 1978 e dirigi-la na Copa de 1982, é reconhecido como pioneiro na modernização da equipe.

O craque argentino Lionel Messi se despediu dele através de suas redes sociais: “Um dos grandes do nosso futebol nos deixou. Condolências à sua família e entes queridos. Que descanse em paz”.

Como jogador, Menotti atuou no Rosario Central, Racing Club e Boca Juniors, da Argentina, e foi brevemente companheiro de Pelé no Santos, antes de pendurar as chuteiras para se dedicar à carreira de treinador.

Menotti dirigiu quinze equipes em cinco países e desde 2019 atuava como diretor de seleções da AFA, estabelecendo um relacionamento muito bom com Lionel Scaloni, técnico que conquistou o tricampeonato mundial na Copa do Catar-2022.

Após o anúncio da morte, Scaloni publicou em sua conta do Instagram uma foto de Menotti com a com o troféu da Copa do Mundo Fifa nas mãos e escreveu: “Um Mestre do futebol nos deixou, obrigado por aquelas conversas carinhosas em que você nos deixou uma marca, adeus ‘Flaco’ querido”.

O mundo futebolístico recebeu com dor a notícia da morte de um dos defensores do futebol romântico que sempre manteve uma filosofia baseada no jogo ofensivo e nas parcerias entre jogadores: “O gol é um passe para a rede”, era uma de suas frases famosas.

Mario Alberto Kempes, destaque da conquista da Copa do Mundo de 1978 com a Argentina, também se despediu dele em suas redes sociais: “A partida de uma figura tão emblemática e querida no mundo do futebol é uma perda irreparável. César Luis Menotti foi muito mais do que um colega, ele foi um amigo e mentor inestimável para mim”.

Por sua vez, o presidente argentino, Javier Milei, manifestou em sua conta no X sua “profunda dor pela partida do líder de um grupo que deu uma das maiores alegrias ao país”.

O Barcelona, clube com o qual conquistou três títulos como treinador entre 1982 e 1983, e no qual treinou Diego Maradona, publicou no X: “O FC Barcelona quer expressar as suas condolências pela morte do ex-treinador do clube, César Luis Menotti. Descanse em paz”.

O Atlético de Madrid também se manifestou em sua conta: “A família atlética está de luto pela morte de César Luis Menotti, treinador do nosso clube na temporada 1987/88 e lenda do futebol”.

A Federação Espanhola de Futebol expressou “as condolências a todo o futebol argentino e a todos aqueles que desfrutaram da sua passagem pelo futebol espanhol.

(Arivaldo Maia com Agência AFP)