Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Envelhecimento da pele: mais colágeno?

Dr. Julia Ribar é médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia


				
					Envelhecimento da pele: mais colágeno?
Dr. Julia Ribar é médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Arquivo pessoal

Hoje em dia, muito se fala de colágeno para o tratamento do envelhecimento da pele. E o que é o colágeno? O colágeno nada mais é do que uma proteína presente em grande quantidade no corpo. Na pele, ele tem a função de sustentação. Se dispõe como uma rede de fibras e seu papel é manter o tônus, a firmeza, e a resistência. Tornando-se, assim, um importante aliado na prevenção do envelhecimento.

A partir dos 30 anos é iniciada a atividade de uma enzima que degrada as fibras de colágeno e a elastina, começando o processo de envelhecimento. Já aos 50 anos, acredita-se que o corpo apresente taxas muito baixas de colágeno, gerando rugas, sulcos, flacidez e alteração da textura da face.

Leia também

E como podemos retardar essa perda de colágeno ou inclusive repor ele? O primeiro passo é uma vida saudável, com alimentação balanceada, atividade física e ausência de cigarro. O segundo passo são os tratamentos que visam estimular nossa produção de colágeno, como os Bioestimuladores de Colágeno, Lasers e Ultrassom Microfocado.

Os Bioestimuladores de Colágeno são substâncias injetadas pelo médico dermatologista em regiões nas quais queremos esse aumento da produção de colágeno, buscando firmeza da pele, como: face, pescoço, colo, parte interna de braços e coxas, dorso das mãos e nádegas. O Sculptra e o Radiesse são as marcas com mais estudos científicos no mundo, com segurança e poucos efeitos colaterais. São aplicados de 1 até 3 sessões por ano, dependendo da idade e grau de envelhecimento do paciente. O estímulo de colágeno ocorre por até 18 meses, mas se recomenda aplicações anuais para manter a estimulação constante.

Os Lasers acabam gerando o estímulo de colágeno por meio de uma inflamação gerada na pele. O Laser de CO2 é um dos que tem maior poder de estimular colágeno, além de gerar outros benefícios como melhora da qualidade da pele, manchas, rugas finas, etc.

Já o Ultrassom Microfocado é uma tecnologia nova que estimula a produção de colágeno por meio de ondas que atingem camadas profundas inclusive músculo, gerando uma contração na região e promovendo melhora da flacidez. Pode ser feito em regiões como pálpebras, rugas próximas face total, pescoço, colo, abdômen, coxas e nádegas.

Não nos faltam opções para manter nossa produção de colágeno constante e rejuvenescer. Mas como escolher? Conversando com seu médico dermatologista vocês poderão fazer um planejamento para manter sua produção de colágeno com qualquer idade. E qual a idade ideal para começar? Lembre que por volta dos 30 anos que a nossa produção de colágeno declina. Assim, o quanto antes melhor.

Dra. Julia Ribar

Médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Cremers 36932| RQE 35612

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas