Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Quadrilhas juninas ganham reconhecimento como patrimônio cultural nacional

Nova lei foi assinada pelo presidente Lula e pela ministra da Cultura Margareth Menezes


				
					Quadrilhas juninas ganham reconhecimento como patrimônio cultural nacional
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, este reconhecimento representa um marco para a cultura do país. Alexandre Teixeira / Ascom Secult

Nessa segunda-feira (24), o presidente da República Luiz Inácio da Silva sancionou a nova Lei de Nº 14.901/2024, o que reconhece as quadrilhas juninas como patrimônio cultural e nacional. A nova decisão foi publicada no Diário Oficial da União, que destaca o papel fundamental dessas manifestações nos eventos juninos.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, afirmou que este reconhecimento representa um marco para a cultura do País.

Leia também

"As quadrilhas juninas não apenas encantam com suas coreografias e trajes coloridos, mas também é um elo vivo com nossas raízes folclóricas e desempenham um papel fundamental na preservação da nossa cultura popular. Esse reconhecimento oficial não só valoriza os artistas e grupos que mantêm viva essa tradição, mas também fortalece nossa identidade, promovendo a inclusão e o orgulho de pertencimento para todos os brasileiros", contou ela.

A gestora também destacou a importância da manifestação para o desenvolvimento econômico local, atraindo a população, turistas e gerando oportunidades para toda a cadeia produtiva envolvida.

"A cadeia criativa que envolve as quadrilhas juninas não só impulsiona nossa economia cultural, mas também reflete o trabalho árduo e a dedicação dos grupos alagoanos ao longo dos anos para entregarem apresentações memoráveis", reforçou.

Com a decisão histórica, o estilo de dança passa a integrar o grupo que inclui as escolas de samba, o forró e as festas juninas.

ORIGEM

A quadrilha junina desembarcou no Brasil com a corte portuguesa, no começo do século 19. Tem origem no quadrille, dança de salão composta por quatro casais, nascida na Paris do século 18 e pertencente a integrantes da elite. No País, tornou-se popular junto aos aristocratas.

A sanção da nova lei mostra um passo significativo para a valorização das quadrilhas juninas como uma manifestação essencial da cultura nacional. O reconhecimento oficial promete fortalecer essa prática para assegurar sua continuidade.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas