Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Chef Renata Melo transforma sonhos em bolos

Chef sempre quis trabalhar com pessoas; e foi na confeitaria que ela encontrou seu caminho; confira essa história


				
					Chef Renata Melo transforma sonhos em bolos
Reprodução

Foi nos bolos que ela se encontrou, aliás, é nos bolos que ela faz com que as pessoas se encontrem. Em cada uma das delícias que produz, a chef Renata Melo diz que adiciona o seu toque de arte para realizar o desejo dos clientes que, na grande maioria das vezes, buscam mais do que açúcar e farinha de trigo, mas um sentimento confeitado.

“Eu sempre digo que eu me encontrei na confeitaria porque a gente acaba unindo tudo numa só profissão. Aquela coisa que eu buscava tanto, que era ter aquele relacionamento com as pessoas. O contato com as pessoas acaba sendo um pouco do meu trabalho também. Desde o início, quando eu tô fazendo o projeto da cliente, a gente tá conversando e eu estou colocando num papel o que a cliente quer, o que ela idealiza. Eu digo que é para realizar sonhos mesmo, porque é um aniversário, é um casamento, são 15 anos de uma filha. Então, assim, sempre existem ocasiões que mexem de alguma forma e a gente consegue entender o que ele precisa e colocar em prática aquilo tudo”, revela.

Leia também


				
					Chef Renata Melo transforma sonhos em bolos
Reprodução

Assim, Renata diz que conseguiu, na produção de bolos, encontrar aquilo que sonhava quando ainda era uma adolescente. “Então, hoje eu vejo que aquilo que eu buscava, a profissão que eu buscava de trabalhar com pessoas, eu ainda não sabia o que era, mas, hoje, eu faço tudo isso numa coisa só”, afirma a chef.

Mulher, mãe e confeiteira de mão cheia. É assim que ela resume a vida de uma sonhadora, que abdicou de várias coisas, menos de seus sonhos. Desde pequena, apesar de ter um gosto peculiar pela cozinha, Renata sonhava em trabalhar ouvindo e ajudando as pessoas. Foi devido a esse sonho que Renata, morando em Sergipe, prestou o vestibular e foi estudar Assistência Social. Vendo que não era o que queria, continuou em busca de seu sonho.


				
					Chef Renata Melo transforma sonhos em bolos

“Pouco depois, eu tentei psicologia, queria alguma coisa que trabalhasse com pessoas, mas não conseguia me encontrar, sabe? E aí eu terminei voltando para Recife, e pouco depois eu soube de um curso de gastronomia que tinha lá. Foi quando eu resolvi cursar, me identifiquei bastante, até porque era uma área que eu sempre gostei muito. Desde muito nova, adolescente ainda, eu já gostava de cozinhar, eu testava receitas, sempre foi uma área que eu me identifiquei bastante. Então, conclui meu curso, me formei, e, pouquíssimo tempo depois, já iniciei nessa vertente mesmo de bolos, nessa parte de confeitaria.”

Recomeços e sucesso

Mas nem tudo é açúcar - ou flores. Por vezes, Renata teve que abdicar de seu sonho por forças maiores. Tendo dois filhos, sendo um bem pequeno, seu tempo se tornou mínimo, precisando focar no ofício materno na maior parte do dia. Tendo ainda que acompanhar o seu esposo, Renata saiu de Recife, de perto de seus familiares, para morar em Fortaleza, onde seu cônjuge havia recebido oferta de emprego. No entanto, quando uma porta se fecha, geralmente, uma janela é aberta. E foi depois de uma má notícia - o desemprego de seu marido - que algo de bom veio a ocorrer, mas não sem antes um medo do que viria a seguir.


				
					Chef Renata Melo transforma sonhos em bolos
Reprodução

“Meu esposo ficou desempregado e, alguns anos depois, a gente veio para Maceió no início de 2019, em janeiro de 2019, mais precisamente, e aí pensei mais uma vez em desistir. Só que a família dele é daqui, a gente não se sentia tão sozinhos, e aí acabou que muita gente dando apoio, um divulgando para o outro, um passando o meu trabalho, mostrando minha rede social, comprava um bolo aqui, outro ali, isso foi fazendo a coisa andar, sabe, foi tomando um rumo, inclusive que eu não esperava, acabou que dos três lugares que eu morei, Recife, Fortaleza e Maceió, graças a Deus aqui eu me encontrei bastante”.

DIA DAS MÃES

Foi o avanço de seu empreendimento em Maceió que a fez buscar outras conquistas. Como se fosse uma luz indicando a direção, Renata conta como percebeu que estava seguindo a direção que deveria. “Tiveram momentos específicos que eu percebi, que eu estava indo pelo caminho certo. Um deles foi, em plena pandemia, eu ter vendido uma quantidade três vezes mais, que parece pouco, mas para uma pessoa que trabalha sozinha, três vezes mais do que eu estava buscando. Eu estou falando daquele bolo em forma de jarro, de orquídea. Então, em plena pandemia foi quando bombou e a gente conseguiu expandir bastante meu trabalho e fazer com que chegasse a muitas pessoas, porque foi o pleno Dia das Mães, era uma forma de chegar a amor, de chegar carinho para uma mãe, para uma madrinha, para uma avó, para uma tia”. Foi em Maceió, também, que Renata de fato passou a ser reconhecida. Em 2022 foi eleita como a melhor confeiteira do ano, e ficou em segundo lugar de melhor confeiteira de 2023, além de ser finalista em 3° lugar do Concurso Gazeta de Gastronomia.

  • Chef Renata Melo transforma sonhos em bolos
    |
  • Chef Renata Melo transforma sonhos em bolos
    |

Hoje, além de confeiteira, Renata também é instrutora e já passou por diversos municípios alagoanos ensinando o que sabe. Longe de estar satisfeita, ela diz querer avançar ainda mais em seu ramo. “Eu sempre trabalhei para buscar a perfeição, para buscar que as pessoas vejam um bolo meu e saiba que foi feito por mim, que meus produtos tenham uma referência, tenham uma identidade, né, que as pessoas vejam e digam: eita, foi Renata quem fez. Então, assim, eu costumo dizer que eu quero ser procurada, reconhecida, por ser a melhor”, finaliza.

COMO ENCONTRAR

Os bolos feitos pela chef Renata Melo, que mais parecem obras de arte, podem ser encontrados no perfil da confeiteira no Instagram: @chefrenatamelo; assim como pelo WhatsApp: (82) 98186-0013.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas