Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Maceió sedia 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20

A abertura será transmitida ao vivo pela Gazeta News (canal 525 da Claro TV, Youtube - gazetanewsal - e Gazetaweb)


				
					Maceió sedia 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20
Bancada feminina em frente ao congresso nacional brasileiro.. Agência Câmara

Maceió vai receber, nesta segunda-feira (1º) e terça-feira (2), delegações de mais de 30 parlamentos de diferentes regiões do Brasil e de organismos internacionais para a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 (Pilar Legislativo do G20). A abertura será transmitida ao vivo pela Gazeta News (canal 525 da Claro TV, Youtube - canal gazetanewsal e player da Gazetaweb.com).

O encontro é promovido pela Câmara dos Deputados e tem como lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.

Leia também

O evento vai acontecer no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, e integra a programação de discussões do grupo dos 20 países com as maiores economias do mundo. A capital alagoana é uma das cidades-sede desta programação no Brasil em 2024.

As mulheres parlamentares das nações integrantes do G20 e dos países convidados irão debater os temas prioritários da cúpula deste ano: mudança do clima e desenvolvimento sustentável; inclusão social e combate à fome e à pobreza; e reforma das instituições globais. O encontro será uma oportunidade para ampliar a participação das parlamentares em discussões que estão no centro das atenções mundiais.

A reunião terá sessões de trabalho sobre a ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios e um painel sobre os avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres. Além das sessões de trabalho conjunto, poderão ocorrer reuniões bilaterais, para intercâmbio de experiências e informações sobre temas de interesse mútuo.

A cerimônia de abertura na segunda-feira está marcada para as 9h e terá a presença do presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP). Lira assumiu o comando do grupo de presidentes de parlamentos do G20 em outubro do ano passado, apontando desafios que precisam ser enfrentados no mundo, como fome, desnutrição, insegurança, mudanças climáticas e as consequências da pandemia da Covid-19.

Quatro organismos internacionais - União Europeia, ONU, ONU Mulheres e Mercosul - e 26 países irão enviar delegação para a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20. Ao todo, estão confirmadas 171 mulheres deputadas e senadoras. Também participam da solenidade a segunda-secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário; a coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva; e outras autoridades federais, do Estado de Alagoas e da Prefeitura de Maceió.

Dos países-membros do G20 participam a Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, República da Coreia, Rússia. Dos países convidados vem Angola, Espanha, Nigéria, Noruega e Portugal. Países de língua portuguesa que também confirmaram presença estão Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e do Mercosul são Bolívia e Paraguai.

“Trata-se de uma oportunidade singular para que nossas interações com o mundo sejam ainda mais próximas. Estamos organizando, pela primeira vez na história do P20, uma reunião de mulheres parlamentares. As delegações trocarão experiências e informações sobre temas centrais da conjuntura mundial. Nosso empenho será o de deixar melhores contribuições para um mundo mais integrado, justo e sustentável”, afirmou Arthur Lira, durante participação no 12º Fórum Jurídico de Lisboa, esta semana.

Na programação do primeiro dia, consta exposição sobre mulheres no poder, sessão de trabalho com o tema ‘Promovendo a justiça climática e o desenvolvimento sustentável para mulheres e meninas’ e o painel ‘Brasil: avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres’.

Na terça-feira, estão agendadas as sessões de trabalho ‘Mulheres no Poder: ampliando a representatividade feminina em espaços decisórios’ e ‘Combatendo desigualdades e promovendo a autonomia econômica das mulheres’.

É uma honra nossa cidade e nosso estado sediar este evento tão importante e de relevo global. Debater e promover a inserção das mulheres na vida pública e na vida política é uma necessidade e, com este evento, queremos fomentar este engajamento e esta participação”, disse Lira.

A diretora do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, Mariana Barreiras, falou sobre o trabalho na organização do evento. “Estamos há meses dedicados a esse projeto, com a consciência de sua grandiosidade, já que projeta o Brasil e seu Nordeste para o mundo. Estamos falando de mais de 170 mulheres deputadas e senadoras debatendo temas centrais para o mundo, como justiça climática, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades”, explicou Mariana.

A 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares é um dos diversos eventos que precedem a Cúpula de Líderes do G20, que será realizada no Rio de Janeiro, no final de novembro, com os chefes de Estado e de Governo. Em 2024, o Brasil exerce a presidência do G20, que reúne anualmente os países com as maiores economias do mundo para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais.

A presidência brasileira do G20 optou por divulgar várias partes do País, promovendo reuniões em diferentes cidades das regiões nacionais. A escolha da bancada feminina da Câmara dos Deputados por Maceió para a Reunião de Mulheres seguiu a mesma lógica. Baseou-se no fato de a localidade ter sido anteriormente escolhida como uma das cidades-sede dos eventos do G20 no Brasil e na opção por mostrar o Brasil em toda a sua diversidade, dinamizando regiões usualmente menos favorecidas por esse tipo de evento.

Os países do grupo representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e quase dois terços da população mundial. Ao longo deste ano, serão realizadas mais de 100 reuniões dos grupos de trabalho, em nível técnico e ministerial, nas quinze cidades-sede do evento, distribuídas nas cinco regiões do país. No âmbito legislativo, além da reunião das mulheres parlamentares, será realizada a Cúpula do P20, em Brasília, em novembro.

P20

O P20 é um grupo de engajamento do G20 que visa fortalecer a colaboração global e garantir a aplicação dos acordos internacionais. Cooperação interparlamentar, aumento do envolvimento entre governos, parlamentos e outras partes interessadas na implementação de resultados do G20 fazem parte dos objetivos do P20.

G-20

O G20 é uma organização internacional que reúne as maiores economias do mundo. Em setembro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a presidência do G20.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas