Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Ministro Humberto Martins participa de mesa de palestras sobre Judicialização da Política

Durante o evento, ele falou sobre o papel do STJ na formação de jurisprudências


				
					Ministro Humberto Martins participa de mesa de palestras sobre Judicialização da Política
Ministro Humberto Martins media mesa de palestras sobre Judicialização da Política. : Divulgação

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, foi o mediador, nessa quinta-feira (27), de uma mesa de palestras sobre Judicialização da Política, durante o XII Fórum de Lisboa. Antes de subir para a mesa, ele conversou com a imprensa, falou sobre o papel do STJ na formação de jurisprudências e sua atuação na pandemia.

Perguntado sobre a jurisprudência do STJ quanto ao impedimento de cobrança judicial ou extrajudicial de dívida prescrita, o ministro destacou a relevância dessas decisões para o sistema judiciário brasileiro.

Leia também

“O STJ é o tribunal infraconstitucional. Evidentemente, todas as questões que são postas e decididas, principalmente no campo de direito privado, ela passa a servir de embasamento para outros tribunais. Por isso que é muito importante essa matéria, porque serve de caminho e de roteiro para os tribunais brasileiros. A vantagem é no sentido de balizar o entendimento jurisprudencial e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento econômico e social do País. Todas as questões jurídicas que são decididas e confirmadas servem também de segurança da própria cidadania”, disse.

Humberto Martins também compartilhou sua perspectiva sobre a importância do STJ durante a pandemia, período em que presidiu a Corte. Ele enfatizou que "o Judiciário está sempre vigilante, atento e presente, seja na pandemia ou pós-pandemia".

O ministro destacou ainda que, nesse período, o STJ, conhecido como o Tribunal da Cidadania, manteve suas atividades em pleno funcionamento em prol do cidadão.

O evento

O XII Fórum de Lisboa, realizado de 26 a 28 de junho, abordou o tema "Avanços e Recuos da Globalização e as Novas Fronteiras: Transformações Jurídicas, Políticas, Econômicas, Socioambientais e Digitais". O evento reúne autoridades e especialistas de diversas áreas para analisar as mudanças e os desafios contemporâneos que impactam o cenário global.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas