A cidade de Maceió sedia, a partir desta terça-feira (23), o Circuito Mundial de Vôlei de Praia, principal evento internacional de preparação para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. A duplas feminina Larissa e Talita e a masculina Evandro e Pedro Solberg conversaram com a imprensa, durante a manhã, em uma coletiva de abertura do evento esportivo no Hotel Enseada, na orla de Pajuçara.
Ao todo, foram 104 inscritos de 31 países. A entrada é franca até o próximo domingo (28), quando se encerra o circuito. Participam do evento 16 duplas, sendo oito femininas - Ágatha e Bárbara, Juliana e Taiana, Larissa e Talita, Val e Josi, Rachel e Ângela, Duda e Elize Maia, Lili e Maria Elisa, e Renata e Thati - e oito masculinas, representadas por Evandro e Pedro Solberg, Álvaro Filho e Vitor Felipe, Ricardo e Emanuel, Oscar e André Stein, Guto e Saymon, Thiago e Pedro Cunha, Bruno e Hevaldo, e Alisson Francioni e Vinícius. Além disso, 20 duplas internacionais.
Leia também
Segundo o diretor do Maceió Open de Vôlei, Fulvio Danilas, a capital tem as melhores equipes do mundo e a estrutura montada para o evento atende às necessidades dos atletas. Hoje acontece o torneio classificatório para a disputa de oito vagas para o torneio principal, que começa amanhã, e contará com 32 duplas masculinas e femininas.
"Tivemos uma preocupação extraordinária quando definimos os critérios. Pela primeira vez na história das Olimpíadas, o Brasil já definiu as duas vagas para o Rio de Janeiro, com seis meses de antecedência. São as duas únicas vagas do mundo garantidas até agora para os jogos. Estamos felizes pela performance das duplas e o empenho de todos os envolvidos no evento de nível internacional", comentou Fulvio.
Os jogadores Evandro e Pedro comentaram que é grande a expectativa para os jogos, principalmente pela motivação das equipes. "É o primeiro torneio nosso do ano. Temos conversado com a comissão técnica e treinado bem, porque precisamos saber do nosso objetivo. Também não podemos deixar de falar sobre o calor da torcida, que tem um papel fundamental".
Larissa e Talita também falaram com os jornalistas sobre os últimos momentos antes dos jogos. Para elas, o público tem um grande papel. "Eles nos passam força olímpica. Onde quer que a gente vá, somos acolhidos e incentivados a jogar com determinação para conseguirmos a medalha. Além disso, não é somente o treinamento físico, mas emocional, alimentação com nutricionista e descanso", disse a alagoana Talita.
Pela segunda vez, Maceió recebe a competição. A primeira aconteceu há 20 anos. Este é o primeiro evento do calendário internacional promovido pela Fédération Internationale de Volleyball (FIVB), que rege competições pelo mundo.