O grupo que vai lutar pelo tricampeonato olímpico do Brasil no vôlei feminino começou a ser montado nesta segunda-feira. Em hotel no Rio de Janeiro, José Roberto Guimarães convocou 19 jogadoras para os treinos em Saquarema. Entre elas, a levantadora Fabíola, que dará à luz em maio e era a principal dúvida até aqui.
- Fabíola, estamos nos empenhando para que ela consiga treinar. Mas vai depender do que acontecer no futuro. Precisa ser parto normal, tem de caminhar tudo no melhor jeito possível para que ela tenha tempo hábil. Mas, por toda a experiência dela, achamos por bem tentar. Leia teve uma contusão e precisamos averiguar melhor. Estamos dando uma lista que, acredito, 90% seja definitivo. Sempre estamos em aberto para alguma coisa que possa acontecer - explicou o treinador.
Leia também
Além de Dani Lins e Fabíola, Zé Roberto chamou Roberta, destaque do Rio, e Naiane, que fez boa Superliga pelo Minas e disputará o Torneio de Montreaux com outras jovens jogadoras da seleção. Segundo o treinador, a ideia é não correr riscos.
- Se pensarmos em segunda levantadora, por tudo o que agregou em valor, próprio portfólio técnico, seria a Fabíola. A Roberta vem evoluindo. Ela foi convocada no ano passado. Conversei com ela, já havia um comprometimento com a possibilidade de brigar por posição. Acho que a novidade é realmente a Naiane. A gente reza para que tudo ocorra bem. Ficar só com a Roberta como reserva da Dani é muito arriscado. Por isso, achamos por bem convocar outra levantadora. Ela já tinha feito uma boa Superliga, voltou a ir bem nessa - disse Zé.

A convocação ainda não é definitiva. Antes dos Jogos, o grupo disputa dois amistosos nos dias 27 e 29 de maio, em São José dos Pinhais, no Paraná, contra adversário ainda não definido, e o Grand Prix, última grande competição rumo às Olimpíadas. Após a fase final, em Bangcoc, na Tailândia, Zé Roberto vai anunciar os cortes e a convocação final de 12 jogadoras para a disputa do Rio 2016.
Zé também tem dúvidas sobre as centrais. Na lista, além de Fabiana, capitã, e Thaisa, uma das principais estrelas da equipe, o técnico chamou Adenízia, Carol e Juciely. Destas, apenas uma deverá ter vaga nos Jogos - o treinador costuma contar com três centrais durante as competições.

Nesta segunda-feira, apenas Léia e Fabiana se apresentam em Saquarema. As outras convocadas se juntam às duas na próxima semana. As exceções são Sheilla e Fernanda Garay, que ainda têm compromissos com seus clubes até maio, e Fabíola.
O principal desafio antes das Olimpíadas será o Grand Prix. O Brasil estreia no dia 9 de junho, na Arena Carioca, contra a Itália. Depois, enfrenta Japão e Sérvia na mesma semana. Na segunda semana de disputa, a seleção encara Sérvia, Bélgica e China, em Macau, na China. Depois, encerra a fase de classificação contra Itália, Bélgica e Turquia, na cidade turca de Ankara. A fase final será em Bangcoc, na Tailândia, entre 6 e 10 de julho.
CONFIRA A LISTA DE ZÉ ROBERTO
Levantadoras
Dani Lins (Osasco)
Fabíola (Sem clube)
Roberta (Rio de Janeiro)
Naiane (Minas)
Centrais
Fabiana (Sesi-SP)
Thaisa (Osasco)
Juciely (Rio de Janeiro)
Carol (Rio de Janeiro)
Adenízia (Osasco)
Opostas
Sheilla (Vakifbank-TUR)
Tandara (Minas)
Monique (Rio de Janeiro)
Ponteiras
Natália (Rio de Janeiro)
Fernanda Garay (Dínamo Moscou-RUS)
Jaqueline (Sesi-SP)
Gabi (Rio de Janeiro)
Mari Paraíba (Volero Zurich)
Líberos
Camila Brait (Osasco)
Léia (Minas)