Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Prefeitura faz estudo para implantação de novas passarelas em Maceió

Decreto publicado em diário aponta regras a serem seguidas; medida visa dar maior fluidez no trânsito

A Prefeitura de Maceió estuda a implantação de novas passarelas de interligação entre imóveis urbanos a pedido de alguns vereadores. A medida visa dar maior acessibilidade e reduzir o número de acidentes, oferecendo maior fluidez no trânsito de pedestres e condutores. O decreto que dispõe sobre a implantação de passarelas foi publicada no Diário Oficial do Município (DOU) desta quarta-feira (13).

De acordo com o Decreto Nº 8.216, o Município considera que as áreas técnicas da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) e da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla) dispuseram sobre os requisitos e parâmetros aplicáveis à implantação de passarelas de interligação de imóveis e passagens de pedestres. 

Leia também

Na publicação, o Município aponta que só será admitida a implantação de passarelas de interligação entre imóveis cujas edificações estejam devidamente licenciadas. Os órgãos municipais de controle urbano, planejamento e meio ambiente poderão restringir a implantação de passarelas em áreas especiais de preservação do patrimônio histórico, áreas de interesse ambiental e paisagístico e outras que impliquem interferência direta ou indireta sobre unidades especiais de preservação ou em bens de valor histórico e arquitetônico. 

O decreto evidencia que, em nenhuma hipótese, a instalação das passarelas sobre vias e logradouros públicos poderá restringir ou prejudicar a fluidez, segurança e funcionalidade do trânsito de veículos e pedestres nas vias e logradouros sobre os quais seja instalado o equipamento. 

Sobre os parâmetros técnicos de implantação, o Município considera vários requisitos, dentre eles, a largura mínima interna de três metros e largura total máxima externa de 3,50 metros. Além disso, declividade máxima de 8,33%, observação às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) quanto aos requisitos de acessibilidade, bem como em relação à instalação de corrimãos de proteção, fechamentos, ventilação e iluminação. 

"Eu mesmo entrei com algumas solicitações para a criação das passarelas em alguns pontos da cidade, contribuindo, assim, para a redução de acidentes e maior acessibilidade de pedestres em meio ao trânsito conturbado. Este decreto se trata de um estudo aprofundado com regras a serem seguidas, bem como apontamentos para o início de processo licitatório", explicou o vereador Wilson Júnior.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X