Após manifestação dos sindicatos ligados aos trabalhadores do Hospital do Açúcar diante da possibilidade de demissão de servidores, a direção da unidade hospitalar emitiu uma Nota de Esclarecimento, na tarde desta terça-feira (31), onde anuncia que desde abril executa um plano de reestruturação administrativa e financeira. De acordo com as lideranças sindicais, desde 2011 os trabalhadores do hospital vêm enfrentando dificuldades para receber seus salários em dia e a situação vem se agravando desde a metade do ano passado.
Segundo a nota, um dos motivos da crise institucional no hospital é a defasagem na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que seria responsável por 60% do faturamento da instituição. A reestruturação inclui Plano de Redução de consumo de energia; redução de custos; equilíbrios de contas; equilíbrio da folha salarial, que inclui o desligamento de colaboradores da instituição; readequação das unidades de negócio e implantação do orçamento anual.
Leia também
Ainda segundo a nota, o plano de desligamento de pessoal está sendo intermediado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). "O plano prevê o afastamento de colaboradores já aposentados e o reaproveitamento de parte do pessoal em suas Unidades de Negócios [parceiros que atuam dentro da instituição], estimando que ao final do processo no máximo um terço dos colaboradores poderão ficar temporariamente sem renda", explica a nota.
Por fim, a nota pontua que o plano de reestruturação visa à garantia de sobrevivência da instituição e assegura a capacidade de pagamento da folha e dos fornecedores em dia.
"A direção do Hospital do Açúcar assegura o pleno direito de todos os seus colaboradores e por isso iniciou a mediação com sindicatos e órgão representantes das categorias de saúde no MPT. Por fim, o Hospital Açúcar informa que adotou todas as medidas para manter plenamente o funcionamento da instituição e o pleno atendimento aos seus usuários", conclui a nota.