A menos de uma semana para a classificatória da Olimpíada, Arthur Zanetti passou a treinar lado a lado com o grego Eleftherios Petrounias, atual campeão mundial das argolas. Como se apresentam na mesma subdivisão no sábado, os dois favoritos ao título no Rio de Janeiro fazem, a partir desta segunda-feira, todos os trabalhos no mesmo horário. Para Marcos Goto, técnico do campeão olímpico, esse treino abre espaço para "espiar" o rival, mas há pouco o que ver nesta semana, quando ginastas estão focados apenas em ajustes nas séries.
- Eles não estão fazendo série. Só vai ver a série inteira no treino de pódio. Aqui só estamos fazendo parte das séries. Não tem como esconder nada. Está todo mundo treinando junto. Eu não fico muito olhando os adversários, mas todo mundo olha um pouco - explicou o treinador de Zanetti.
Leia também
Treinar com os principais adversários não é incomum na ginástica às vésperas de grandes competições. Os dois, porém, só vão mostrar a série dos Jogos no treino de pódio desta quarta-feira, às 10h30, já na Arena Olímpica. O momento é de "limpar" os movimentos, ajustar pequenas falhas de posicionamento por exemplo.
Zanetti chegou ao hall de treinamento no Parque dos Atletas mais cedo que o grego e trabalhou principalmente na sua saída, a maioria cravada. Ele também treinou os exercícios de força, usando um colete de 5kg, algo que há anos faz parte da sua rotina. Petrounias estava em seus primeiros movimentos nas argolas quando os brasileiros deixaram a área de treinamento.
Apesar de rivais, Zanetti e Petrounias são amigos e se respeitam muito. Os dois se cumprimentaram no pódio do evento-teste, quando o campeão olímpico bateu o mundial por apenas 0,033. No treino desta segunda, os dois não conversaram nos poucos minutos que estiveram próximos.