José Roberto Guimarães. Está aí um cara que entende de Olimpíada. Medalha de ouro ele tem três: uma com o time masculino de vôlei (Barcelona, 1992) e duas com a equipe feminina (Pequim 2008 e Londres 2012). Sob o comando dele, as meninas do Brasil chegam aos Jogos do Rio novamente com o favoritismo na bagagem. Mas no desembarque da equipe na cidade, nesta terça-feira, Zé "vistoriou" cada uma das malas das atletas. Certificou-se para que todas estejam com os pés fincados no chão. Já ouviu falar em ouro de tolo? O mineral parece ouro, brilha tanto quanto, mas não tem o mesmo valor.
- Eu não gosto de falar sobre isso (ouro). Quando você entra numa Olimpíada, tem que pensar jogo a jogo. Atravessamos dificuldades em 2004 (Atenas), em 2008 (Pequim) foi mais tranquilo, e em 2012 (Londres) a gente quase ficou fora. É uma nova história, vamos ter que ver como vai acontecer. É começar contra Camarões e pensar jogo a jogo.
Atual campeã do Grand Prix, a seleção feminina de vôlei do Brasil é uma das principais forças na competição, ao lado de Estados Unidos, China e Rússia.
- Tem um equilíbrio muito grande, tudo pode acontecer, os times estão fortes, bem preparados, fizeram boa fase de treinamentos e agora jogando amistosamente. Essa fase de grupos todo mundo vai tentar a melhor colocação do grupo, para depois pensar nas quartas de final. A gente não pode esquecer que estamos jogando em casa, temos de estar muito focados.
A seleção já começa os treinos no Rio nesta terça. Hora de acertar detalhes e estudar as adversárias.
- O vôlei feminino tem uma variação grande de escolas. As escolas asiáticas jogam com muita velocidade. Se você pega times como Sérvia e Rússia, elas jogam com bolas extremamente altas. A adaptação para essas mudanças é o problema. Por isso tem que treinar e aferir sempre, tentando fazer jogadas dessas seleções para puxar a mudança de característica pela memória.
A seleção brasileira feminina de vôlei estreia contra Camarões, neste sábado, às 15h, no Maracanãzinho. O Brasil está no Grupo A, que também tem Argentina, Japão, Coreia do Sul e Rússia.