Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Rafaela Silva conquista 1º ouro do Brasil no judô na Olimpíada do Rio

Carioca nascida na favela Cidade de Deus enfileira rivais e leva público brasileiro ao delírio

A judoca brasileira Rafaela Silva venceu a mongol Dorjsürengiin Sumiya nesta segunda-feira e garantiu a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas Rio-2016. A carioca ganhou por wazari, no tempo regulamentar.

Após a vitória, Rafaela agradeceu o apoio da torcida e avaliou sua preparação para os Jogos.

Leia também

"Só quero agradecer a todo mundo, toda a torcida que veio, me ajudou, o pessoal que viu meu sofrimento. Todo mundo sabe que eu não gosto muito de treinar, mas ninguém treinou mais que eu nesse ciclo (olímpico)", disse a atleta.

Com o título, Rafaela é a primeira mulher brasileira a conquistar as Olimpíadas e o campeonato mundial de judô - vitória alcançada em 2013.

O talento da judoca começou a ser lapidado no Instituto Reação, na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio. Em 2008, foi campeã mundial júnior (sub-20). Três anos depois, no Mundial de Paris, acabou perdendo aquela final contra a japonesa Aiko Sato. Com apenas 20 anos, foi à sua primeira Olimpíada, em Londres, e quase decidiu encerrar a carreira após o fracasso. Rafaela vencera a primeira luta e estava em vantagem contra a húngara Hedvig Karakas, mas foi desclassificada por um golpe ilegal, por ter iniciado um ataque diretamente pela perna da adversária, o que havia sido proibido por uma mudança de regra três anos antes.

Virada de jogo para o Judô

A medalha de Rafaela é a primeira conquistada pelo judô brasileiro nas Olimpíadas do Rio, que começou mal na competição. Mais cedo nesta segunda, no masculino, na categoria até 73kg, o brasileiro Alex Pombo não passou da estreia após sofrer um yuko - pontuação mínima do judô - a cinco segundos do fim do combate contra o chinês Saiyinjirigala. Como foi derrotado na primeira luta, Pombo não terá chance de disputar o bronze.

A luta foi marcada por polêmica, já que o golpe decisivo foi feito em dois tempos, o que não é permitido pela arbitragem.

"Ele entrou com o golpe, eu defendi. Depois, ele se tacou no chão e continuou. Entendi que foi em dois tempos, mas a arbitragem teve outra interpretação. De qualquer forma, o erro foi meu. Não poderia ter deixado essa dúvida para a arbitragem. Eu estava melhor na luta", disse Alex Pombo.

No sábado, Sarah Menezes - ouro em Londres-2012 - foi derrotada na categoria até 48 Kg, assim como Felipe Kitadai, bronze há quatro anos, perdeu na categoria até 60 Kg. No domingo, foi a vez de Érika Silva tentar subir ao pódio, sem sucesso. Ela perdeu a disputa pelo bronze na categoria até 52 kg.

Com o resultado, a carioca se redime de seu desempenho em Londres-2012, sua estreia em Olimpíadas, quando foi desclassificada por causa de uma catada de perna ilegal ainda nas oitavas de final. Aos 24 anos, Rafaela é medalha de ouro no Mundial de 2012, prata no Mundial de 2011 e bronze no World Masters de 2012.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X