Foi um massacre. Precisando de uma simples vitória para garantir a classificação antecipada à semifinal do futebol de 7, o Brasil atropelou a Irlanda pelo emblemático placar de 7 a 1 neste sábado, no Estádio de Deodoro. Os gols foram marcados por Wanderson (dois), Leandrinho (dois), Fabrizio (dois) e Diego Delgado. Sheridan descontou para a Irlanda, que está eliminada.
Brasil e Ucrânia já estão classificados no grupo A. Mais cedo, os ucranianos derrotaram a Grã-Bretanha chegando aos mesmos seis pontos dos brasileiros. O time canarinho, no entanto, tem um gol a mais de saldo e joga por um empate na última rodada para passar de fase como o primeiro da chave. Brasil e Ucrânia se enfrentam na segunda-feira, às 19h.
Leia também
- Melhor impossível, porque foi o placar que a gente precisava. Sofremos um gol que não esperávamos, mas às vezes a vontade de ir ao ataque é tão grande que você acaba sendo imprudente na marcação. Nós observamos que a Irlanda viria da mesma forma que enfrentou a Ucrânia, toda na defesa. Felizmente conseguimos passar pela retranca deles da melhor forma - comentou o técnico brasileiro, Paulo Cabral.
O JOGO
O Brasil entrou em campo com uma postura bem ofensiva, enquanto a Irlanda atuava com todos os seus seis jogadores de linha no campo de defesa. Com dois minutos jogados, a equipe verde-amarela já havia finalizado duas vezes contra o gol de Tier. O primeiro gol estava maduro e ele saiu aos quatro, com Wanderson, completando com categoria uma tabela do ataque brasileiro. Aos seis, Wesley desperdiçou chance incrível ao driblar o goleiro irlandês e concluir na rede pelo lado de fora.
Estava fácil. Aos 14, Diego Delgado, o "Di Maria" fez bonita jogada pela direita e cruzou para área. Wanderson não chegou a tempo de concluir. Aos 16, porém, não teve jeito, Leandrinho arriscou de fora da área, a bola desviou na defesa irlandesa e foi morrer no fundo do gol: 2 a 0.
O Brasil continuou dominando com facilidade. Aos 19, Maycon recebeu na área, matou no peito, mas a finalização foi em cima da defesa da Irlanda. Segundos depois, Leandrinho avançou pela esquerda, chutou cruzado e Diego Delgado apareceu para marcar o terceiro e definir o placar da etapa.
O panorama da partida seguiu o mesmo no segundo tempo: Brasil no ataque e Irlanda na defesa. Aos três minutos, Wanderson cobrou escanteio na cabeça de Fabrizio, que subiu mais alto que a zaga para fazer o quarto gol brasileiro. Dois minutos depois, Wesley recebeu na área, girou, mas bateu em cima do goleiro Tier.
Aos dez, Fabrizio chutou de longe, a bola desviou levemente em Wanderson e foi morrer no fundo do gol. Era o quinto do Brasil. A dez minutos do fim, Diego Delgado cruzou para Wanderson, que pegou de primeira fazendo 6 a 0, resultado que deixava o a seleção brasileira empatada em saldo de gols e gols pró com a Ucrânia. No entanto, num descuido da zaga verde-amarela, Sheridan diminuiu para a Irlanda.
Restava ao Brasil buscar o ataque para alcançar a diferença de gols necessário para pegar a liderança da chave. E a ousadia brasileira foi premiada aos 23, quando Leandrinho fez o sétimo em jogada de contra-ataque. Com o placar necessário garantido, o time canarinho tratou de administrar o resultado até o apito final aos gritos de "olé" da torcida.
ESCALAÇÕES
Brasil:Marcão, Jonatas, Diego Delgado, Fabrizio, Wesley, Wanderson e Leandrinho. Reservas: Fernandes, Zé Carlos, Igor, Hudson, Gilvano, Maycon e Felipe Gomes. Técnico: Paulo Cabral.
Irlanda: Tier, Markey, Evans, Messet, Nolan, Birit e McKee. Reservas: McGillivary, Tuite, O'Flaherty, Walker, Sheridan, Badun e Cotter. Técnico: Gerard Glynn.
OUTROS RESULTADOS
Grã-Bretanha 1 x 2 Ucrânia
Argentina 0 x 2 Holanda
Estados Unidos 0 x 2 Irã