Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Luciano Cartaxo, do PSD, é reeleito prefeito de João Pessoa

Com 99,93% das urnas apuradas, ele teve 59,67% dos votos válidos. Cartaxo iniciou sua carreira política no PT, em 1996

Luciano Cartaxo, do PSD, foi reeleito prefeito de João Pessoa, neste domingo (2), para os próximos quatro anos de mandato. Com 99,93% das urnas apuradas, ele teve 222.552 votos, o que corresponde a 59,67% dos votos válidos, contra 125.095 de Cida Ramos (PSB) - 33,54%

Luciano Cartaxo Pires de Sá nasceu em Sousa, no Sertão da Paraíba, e tem 52 anos. Formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba, ele é casado e tem dois filhos. Cartaxo iniciou sua carreira política no PT, em 1996, quando foi eleito vereador em João Pessoa.

Leia também

Na Câmara Municipal, conseguiu a reeleição por mais três mandatos, nas eleições de 2000, 2004 e 2008. Em 2006, concorreu como candidato a vice-governador de José Maranhão (PMDB), mas a chapa acabou sendo derrotada pela do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB). No ano de 2009, Cássio e seu vice, José Lacerda Neto (PSD), tiveram os mandatos cassados e Maranhão e Cartaxo assumiram a administração estadual.

Em 2010, após um impasse entre PMDB e PT, Cartaxo deixou a chapa de Maranhão, que concorreu à reeleição, e se lançou como candidato a deputado estadual. Ele foi eleito com 24.296 votos.

Cartaxo foi eleito prefeito em 2012, no segundo turno, com 246.581 votos, o que correspondeu a 68,13% dos votos válidos. O adversário dele, Cícero Lucena (PSDB), obteve 115.369 votos, ou seja, 31,87% dos votos válidos.

Em 2015, o então petista anunciou sua saída do Partido dos Trabalhadores usando como argumento o cenário de crise nacional e os "escândalos políticos", e se filiou ao PSD, partido ao qual pertence atualmente.

Campanha

Para a campanha de 2016, Cartaxo fez alianças com outros 11 partidos, formando a coligação Força da União por João Pessoa. Entre eles, estavam o PMDB - partido que indicou o vice na chapa, Manoel Junior - e PSDB, que fortaleceram a candidatura do prefeito.

Durante toda a campanha, as pesquisas do Ibope encomendadas pela TV Cabo Branco já indicavam a vitória de Luciano Cartaxo no primeiro turno. Na pesquisa divulgada no sábado (1º), ele apareceu com 61% de intenção de votos válidos na corrida pela Prefeitura de João Pessoa.

Na semana anterior ao dia das eleições, o Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) pedindo a inelegibilidade de Cartaxo e do vice Manoel Júnior (PMDB). A ação aponta aumento de despesas com contratações temporárias na Prefeitura da capital.

Em nota enviada à imprensa, a coligação disse que "a Gestão Municipal é também reconhecida pelo controle de gastos, com redução no número de cargos comissionados, cortes de gratificações, além da redução de despesas com aluguel de veículos, telefone, diárias e passagens". "Os esforços foram recentemente reconhecidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que colocou o modelo de gestão da cidade entre os três melhores da América Latina", afirmou.

Entre as propostas que Cartaxo destacou durante a campanha estão a construção da Central de Exames e Diagnóstico, de 15 novas Unidades de Saúde da Família e a conclusão da rede de cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Ele também prometeu fazer concurso para a Guarda Municipal e investir na iluminação pública, para ajudar na melhoria da segurança na cidade.

Na área da educação, ele prometeu construir 15 novas creches e dobrar o número de alunos no tempo integral. Cartaxo também propôs uma reforma no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X