A eleição para a prefeitura de Porto Velho será decidida no 2º turno entre Dr Hildon Chaves (PSDB) e Léo Moraes (PTB). De acordo com a apuração de votos divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (2), Dr Hildon ficou em primeiro lugar com 56 mil votos, ou seja, 27,25% do total. Já Léo obteve 51 mil votos, isto é, 26% do total. O segundo turno será no dia 30 de outubro. Até às 18h40 (horário local), 1.024 seções haviam sido apuradas do total de 1.028.
O candidato Hildon, que acompanhou a apuração de casa, vibrou com a primeira colocação nas eleições da capital. Em entrevista, o candidato contou sobre o resultado.
Leia também
"Eu não posso falar que foi uma surpresa porque a gente esperava isso. Nós víamos isso nas ruas, mas é uma coisa tão distante para uma pessoa que nunca foi candidato a nada, simplesmente desde a primeira urna até agora, estar na liderança. Eu não consigo explicar o que eu estou sentindo nesse momento. Eu sinto que as nossas propostas, a nossa candidatura, estão conectadas com as pessoas de Porto Velho", diz.
Campanha
Durante a campanha eleitoral, Dr Hildon não apareceu nenhuma vez entre os três primeiros nas três pesquisas eleitorais divulgadas pelo Ibope, em Porto Velho. No último levantamento, em 30 de setembro, o candidato aparecia com 9% das intenções dos votos válidos.
Já Léo Moraes liderava as duas últimas pesquisas do Ibope. No dia 30 de setembro, o candidato apareceu com 26% das intenções dos votos válidos. Para calcular esses votos, segundo o instituto, haviam sido excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, mesmo procedimento usado pela Justiça Eleitoral.
Propostas
Dr Hildon tem como melhorar o transporte coletivo na capital, mantendo o preço acessível para toda população. Ele também quer criar passe livre para estudantes nos ônibus circulares e recuperar áreas ribeirinhas que foram destruídas na enchente histórica do Rio Madeira, no ano de 2014.
Já Léo Moraes tem como uma das principais propostas construir um Hospital de Trânsito que irá desafogar os atendimentos do Pronto Socorro João Paulo II. Ele também quer diminuir cargos comissionados para aumentar os fundos do município.