Odelmo Leão, do PP, foi eleito neste domingo (2) prefeito de Uberlândia para os próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, o político teve 72,05% votos. O candidato Alexandre Andrade ficou com 16,63% e Gilmar Machado com 10,28%.
A vitória marca o retorno de Odelmo quatro anos após ele ter deixado o Executivo e Gilmar Machado (PT) ter assumido a Prefeitura. Esta é a terceira vez que o político é eleito prefeito da cidade. A primeira vez foi em 2004, sendo reeleito para o mandato de 2005/2008 e no mandato de 2009/2012.
Leia também
Em seu discurso de vitória o atual deputado federal, eleito prefeito para o próximo pleito, disse que "poderia continuar em Brasília, mas que não viraria as costas pro povo. "Como eu viro as costas para o nosso povo? Estou muito feliz nesta noite por cumprir meu objetivo. A economia antes era outra agora precisamos focar em crescimento", comentou.
Durante a coletiva, Odelmo também disse que não comemora o grande número de votos. "Não comemoro o número. Até porque a cada ano o número de eleitores também aumenta. Isso é o resultado do que o povo quer nas ruas. A minha motivação é a responsabilidade que eu tenho com o povo. A minha consciência me obrigou a dizer que estou à disposição do nosso povo. Teremos um mandato difícil daqui pra frente, mas vamos enfrentar", disse.
Biografia
Odelmo Leão Carneiro Sobrinho, 70 anos, é mineiro, nascido em Uberaba, e ainda criança transferiu-se com sua família para Uberlândia, onde fixou residência definitiva. É casado com Ana Paula Junqueira e tem quatro filhos. Foi secretário municipal de Agricultura de Uberlândia e secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.
Atualmente está no quinto mandato como deputado federal. Concorreu ao cargo de prefeito de Uberlândia nas eleições de 2004, sendo eleito no segundo turno, com 152.981 votos, para o mandato de 2005/2008. Foi reeleito em primeiro turno com 60% dos votos (188.581 votos), para o exercício do mandato de 2009/2012. Encerrou o mandato à frente da Prefeitura com o índice de aprovação de 95,3%, segundo levantamento do Ibope.
Campanha
Uberlândia têm o maior colégio eleitoral do Triângulo Mineiro com 478.250 eleitores. Odelmo Leão concorreu com Alexandre Andrade (PSB), Cida (PSOL), Gilberto Cunha (PSTU), e o atual prefeito Gilmar Machado (PT).
Nas três pesquisas Ibope contratadas pela TV Integração, o candidato do Partido Progressista seguiu liderando as intenções de votos na cidade. No primeiro levantamento, o atual prefeito aparecia em segundo lugar, mas nas demais pesquisas cedeu o lugar para o candidato do PSB.
Veja a apuração completa:
Odelmo Leão (PP) - 72,05%
Alexandre Andrade (PSB) - 16,63%
Gilmar Machado (PT) - 10,28%
Cida (PSOL) - 0,56%
Gilberto Cunha (PSTU) - 0,47%