O governador Renan Filho inaugurou, nesta quarta-feira (5), a nova unidade feminina para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. O espaço, coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), fica no conjunto Rui Palmeira, no bairro da Serraria, e conta com 34 vagas.
A UIF é baseada nas normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e, além de quadra de vôlei, playground e salas de aula, ainda conta com adesão do projeto PET, para adoção de um animal de estimação que será cuidado pelas jovens.
Leia também
O governador lembrou que está entregando a unidade totalmente revitalizada e lembrou a visita do ministro Joaquim Barbosa ao Estado. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) esteve em Alagoas em 2014 e classificou os espaços como "masmorras". Segundo Renan, isso era motivo de vergonha.

"Tínhamos verdadeiras universidades do crime e hoje aqui já podemos ver uma clara mudança, um clima diferente. Já fizemos isso em três unidades masculinas e vou fazer a quarta. Vamos ter no futuro próximo o melhor sistema de internação de menores do país", afirmou.
Renan Filho ainda destacou que esse é um dos eixos adotados por ele no enfrentamento aos altos índices de violência. "Desde que assumi resolvi enfrentar o problema da criminalidade em todas as vertentes e uma delas é a internação de menores", afirmou o gestor.
Rosinha da Adefal
Durante a solenidade, o governador Renan Filho disse que há a possibilidade de que Rosinha da Adefal assumir novamente uma pasta na administração atual. Com a saída de Marx Beltrão da Câmara dos Deputados, a vaga ficaria para ela, que ainda não decidiu se pretende assumi-la.
Atualmente ela ocupa o cargo de secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e, como essa é uma posição de segundo escalão, precisaria renunciar à suplência caso queira continuar nele. Já para secretários de Estado é liberado o licenciamento da Câmara.
Renan disse que vai conversar com Rosinha. "Não conversei com ela ainda, mas a tendência é que assuma a Câmara. Sou muito amigo da Rosinha, fui deputado com ela; ela foi minha secretaria, é uma pessoa de muita representatividade", expôs. "Existe a possibilidade de ela voltar para a ser secretária; é um grande quadro de Alagoas".
Ele também acrescentou que não poderá estar presente na posse de Marx Beltrão no Ministério do Turismo, mas vai ainda hoje a Brasília para conversar com o novo ministro, em especial sobre investimentos na área.