Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Com estoque em baixa, Santa Mônica apela para doações de leite materno

Bebês de duas unidades podem ficar sem leite materno a partir desta quinta-feira

Devido à demanda reduzida de doadoras, o estoque do banco de leite da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) está em apenas 3,5L, quantidade que é insuficiente para um dia de alimentação de todos os bebês internos na Unidade de Terapia Intensiva (Utin) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Uncico).

Garantir o leite materno para todos os bebês internos na maternidade não está sendo possível devido à demanda reduzida de doadoras - em potencial às mães em fase de amamentação com excesso de leite. Mais uma vez a equipe do Banco de Leite faz um apelo às mães e aos pais, parentes e amigos, para conscientizar e incentivar a doação do excesso do leite.

Leia também

Com 28 bebês internos, seriam necessários 6,5 litros por dia. "Neste momento somos obrigados a fazer uma triagem e alimentar os bebês em situação mais crítica com leite materno e os demais com fórmulas industrializadas", explicou Andréa Pinheiro, coordenadora do Banco de Leite da Santa Mônica.


			
				Com estoque em baixa, Santa Mônica apela para doações de leite materno
FOTO: Divulgação

Para a coordenadora, a situação é lamentável, pois é fato que os bebês prematuros alimentados exclusivamente com leite materno se recuperam melhor e mais rapidamente. "Acompanhamos de perto a evolução. Salvamos vidas com o leite doado e exatamente por isso a equipe fica apreensiva com essa situação", destacou.

Andrea explicou que a maternidade vive uma fase diferenciada. Além do retorno do suporte do Corpo de Bombeiros na entrega e coleta de kits e leite materno na residência das doadoras, a Santa Mônica trabalha para o credenciamento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), cuja premissa é garantir o leite materno para 100% dos bebês nascidos na unidade. "Nosso trabalho interno, junto aos servidores e pacientes é constante. Porém, por sermos uma maternidade de alto risco, algumas mães pacientes são impossibilitadas de amamentar ou doar o próprio leite, tornando a doação cada vez mais essencial", finalizou.

Serviço:

O Banco de Leite da Santa Mônica funciona 24 horas por dia para atendimento externo de mães com dificuldade de amamentar.

Para doar o excesso de leite a mulher precisa apresentar cópia dos exames de sangue realizados no pré-natal ou comparecer à maternidade para fazer esses mesmos exames.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X