Paisagens podem parecer algo fácil de se fotografar, mas, com as configurações certas, é possível fazer cliques muito bons e corrigir problemas com luz, desfocar o fundo, dentre outras. O de determinadas técnicas podem realçar elementos ou criar efeitos nas imagens que as deixam mais bonitas ou únicas.
As possibilidades incluem desde aproveitar melhor a luz do sol ou as configurações da própria câmera e usá-las a seu favor para obter o resultado desejado rapidamente. Se você quer aprender melhor como fotografar, confira algumas dicas para melhorar a qualidade de suas paisagens.
Leia também
1. Escolha o equipamento correto
Todas as câmeras modernas podem fazer fotos de paisagem sem dificuldade, mas alguns efeitos ou técnicas específicos só podem ser aplicados com os equipamentos certos.
As câmeras DSLR, por exemplo, permitem a configuração de variáveis como abertura de foco e velocidade do obturador, sendo ideais para a tarefa. Por outro lado, muitos modelos de smartphones e tablets possuem câmeras de alta capacidade, que permitem configurações avançadas para aplicar efeitos.
2. Céu estrelado
Capturar cada ponto iluminado no céu não é uma tarefa fácil. O trabalho, entretanto, pode ficar menos complicado se o fotógrafo conhecer bem seu equipamento e souber configurá-lo corretamente. A dica principal é evitar mover a câmera, uma vez que ela precisará de longos tempos de exposição e qualquer tremor pode arruinar o resultado final.
3. Contra a luz
Fotografar contra a luz é uma forma de dar efeitos diferenciados para suas imagens. Neste caso, os objetos em primeiro plano ficam mais escuros. A dica é colocar o foco central da foto no próprio sol na hora de fazer a fotometria. Se achar que o resultado ficou muito escuro, use o flash da câmera. Você também pode aproveitar este efeito para fotografar silhuetas de pessoas ou objetos.
4. Use o foco manual
Se o objeto que deseja realçar em uma fotografia não está no primeiro plano, uma dica é usar foco manual para garantir que está área seja capturada da forma desejada. O método também pode ser usado para deixar objetos em primeiro plano fora de foco e criar contraste na imagem. Se, por outro lado, seu objetivo for o contrário, a recomendação é usar uma lente macro para conseguir mais detalhes.
5. Movimento
As imagens de paisagens não precisam parecer estáticas. Nas condições ideais, é possível capturar o movimento de objetos. Para fazer isso, a dica é usar uma velocidade menor do obturador e compensar a diferença ajustando o ISO da câmera. Nestes casos, lembre-se de usar um tripé para evitar que a imagem saia tremida.