Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Após descarte irregular de entulhos, dono de obra na Praia do Saco é advertido

Construção tem autorização do IMA, mas não previa entulho na faixa de areia

Equipes de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) advertiram o proprietário de uma obra na Praia do Saco,  na manhã desta segunda-feira (6), pelo descarte irregular de entulhos na faixa de areia. Segundo a assessoria do órgão, a ação foi motivada por denúncias de usuários. O responsável, além de ser intimado a retirar imediatamente os entulhos, tem 72 horas para apresentar um relatório circunstanciado de intervenção.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente de Marechal Deodoro, Mateus Gonzalez, o proprietário possui autorização dada pelo IMA para a construção do muro de contenção e recuo da casa, mas a forma de descarte do entulho não estava prevista no acordo.

Leia também

"Recebemos a denúncia em dezembro do ano passado e fomos até o local onde constatamos o descarte irregular. Como não temos competência para realizar a fiscalização e autuação, acionamos o IMA, que nos informou que o proprietário tinha autorização. Na semana passada, recebemos inúmeras denúncias e foi então que acionamos novamente o órgão fiscalizador, que constatou a irregularidade", explicou Gonzalez.


			
				Após descarte irregular de entulhos, dono de obra na Praia do Saco é advertido
FOTO: Ricardo Lêdo/GA

De acordo com a assessoria do IMA,  a autorização foi dada pelo órgão após assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo proprietário. Isso porque, em 2015, o órgão ambiental fez advertências, embargos e dois autos de infração, com multas que ultrapassaram os R$ 30 mil, por construção de muro na faixa de areia.

Entretanto, segundo informações do gerente de Monitoramento e Fiscalização, Ermi Ferrari, a autorização não previa o depósito dos entulhos na areia e por isso o responsável foi advertido.

De acordo com Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA "a obra atual é licenciada, porém, como eles ainda estavam retirando os entulhos da obra anterior, que estava irregular, acabou causando impacto ambiental e dificultando a acessibilidade da população", explicou.

Segundo o coordenador, a construção de muros de contenção de erosão deve ser licenciada pelo órgão ambiental e cumprir o que determina a legislação.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X