O Governo do Estado liberou, nesta terça-feira (21), recursos para fomentar o empreendedorismo entre os alagoanos. A ação faz parte do programa Juventude Empreendedora, que realizou mais uma etapa em um evento para 400 jovens no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.
A iniciativa funciona por meio de uma parceria entre a Secretaria do Trabalho e Emprego, que oferece capacitação; a Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), que financia os projetos surgidos ao longo do curso; e o Sebrae, que, com o negócio montado, oferece uma consultoria.
Leia também
"A secretaria forma os jovens em empreendedorismo e gestão, a Desenvolve financia as ideias que surgiram, que é o que estamos fazendo hoje, liberando os primeiros créditos, e o Sebrae dá uma assistência técnica para que a chance de sucesso seja ainda maior", explica o presidente da agência, Rafael Brito.
Segundo ele, nessa primeira leva de projetos financiados por meio do programa estão lojas de bijuterias e de roupa; oficinas de peças; carrinhos de comida, como churrasco e churros; e salões de beleza. "São negócios do nosso cotidiano, mas que tiram esses jovens da fila do desemprego e levam a gerar oportunidade".
O Juventude Empreendedora tem cinco mil vagas e, até agora, 2.800 pessoas já se inscreveram. Podem participar interessados entre 18 e 29 anos - as inscrições estão disponíveis na página do Facebook da Desenvolve e da Secretaria do Trabalho. As turmas acontecem nos próprios municípios dos matriculados.
Rafael Brito esclarece que não é preciso já ter um plano pronto para entrar. "Durante o curso existe uma metodologia para que ele forme esse projeto, então não precisa se preocupar com isso. Ele precisa só estar pronto para estudar e se capacitar que durante o curso, se ele quiser, cria o plano de negócios e pode contar com os recursos".

Presente ao evento, o governador Renan Filho afirmou que a ação tem o objetivo de aproximar os jovens, estimulando-os a abrirem seu próprio negócio e aumentando a possibilidade de geração de emprego. Ele destacou que os pequenos empreendimentos são os que mais geram emprego em Alagoas e também no Brasil.
"Quando a Desenvolve oferece crédito, eles empreendem, ganham experiência na vida, viram cidadãos melhores. Ao empreender, vão para uma seara que faz o cidadão evoluir, que faz o cidadão fazer conta ao dormir, economizar ao acordar, tratar melhor as pessoas. Uma experiência como essa é muito rica na vida de um cidadão", expôs.
O programa surgiu no início de 2016. Durante a liberação de crédito, os participantes ainda acompanharam a apresentação de planos de negócios de 27 estudantes dos municípios de Maceió, Piaçabuçu, Batalha, Campo Alegre, Arapiraca, Junqueiro, Teotônio, Viçosa, Poço das Trincheiras e Santana do Ipanema.
