Seguindo as tradições das festas juninas, as fogueiras iluminam o céu da capital alagoana na véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro, nesta segunda-feira (12). As famílias mantém a prática de montar as fogueiras na calçada de casa e aproveitam para reunir amigos e familiares, brincar com fogos de artifícios e comer as comidas típicas do período.
Em uma rua na Ponta da Terra, as famílias se reuniram em um momento de confraternização. O estudante Edgar Caetano, de 21 anos, montou a fogueira com a supervisão da avó Odete Honorato, de 85 anos. "Todo ano faço. Faço pelo tempo festivo e pela tradição. Minhas avós sempre fizeram e me divertia acompanhando a preparação. Uma já faleceu, mas continuamos o costume", conta o estudante.
Leia também
As crianças aproveitaram a celebração da véspera de Santo Antônio para brincar com as chuvinhas. Mas a festa também é motivo para relembrar as pessoas que já foram. Ruth Batista, de 47 anos, conta que não deixa a tradição morrer e já está ensinando aos filhos.
"Todo ano eu faço e adoro. Se não tiver fogueira, não tem graça. Minha mãe não deixava de fazer quando eu era pequena e eu adorava. Agora ela não está mais com a gente, mas continuo fazendo e meus filhos aproveitam para se divertir", revela Ruth.

O serralheiro Alexandre Francelino, de 46 anos, conta que a tradição da família de montar a fogueira na véspera de Santo Antônio vem de muitas gerações. "Comecei com os meus pais e faço desde então. Nunca deixamos de fazer. Sempre arranjamos um pedaço de madeira e queimamos durante as festas de São João".
Para não perder a diversão, a Eletrobras Distribuição Alagoas recomenda que fogueiras não devem ser construídas embaixo ou próximo à rede elétrica. Da mesma forma, os fogos de artifício devem ser disparados em locais distantes da rede e jamais na direção de postes e cabeamento. Crianças também não podem manusear fogos de artifício sem supervisão dos adultos.
