Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Famílias mantêm tradição de montar fogueira na véspera de Santo Antônio

Em uma rua na Ponta da Terra, moradores se reuniram em um momento de confraternização

Seguindo as tradições das festas juninas, as fogueiras iluminam o céu da capital alagoana na véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro, nesta segunda-feira (12). As famílias mantém a prática de montar as fogueiras na calçada de casa e aproveitam para reunir amigos e familiares, brincar com fogos de artifícios e comer as comidas típicas do período.

Em uma rua na Ponta da Terra, as famílias se reuniram em um momento de confraternização. O estudante Edgar Caetano, de 21 anos, montou a fogueira com a supervisão da avó Odete Honorato, de 85 anos. "Todo ano faço. Faço pelo tempo festivo e pela tradição. Minhas avós sempre fizeram e me divertia acompanhando a preparação. Uma já faleceu, mas continuamos o costume", conta o estudante.

Leia também

As crianças aproveitaram a celebração da véspera de Santo Antônio para brincar com as chuvinhas. Mas a festa também é motivo para relembrar as pessoas que já foram. Ruth Batista, de 47 anos, conta que não deixa a tradição morrer e já está ensinando aos filhos.

"Todo ano eu faço e adoro. Se não tiver fogueira, não tem graça. Minha mãe não deixava de fazer quando eu era pequena e eu adorava. Agora ela não está mais com a gente, mas continuo fazendo e meus filhos aproveitam para se divertir", revela Ruth.


			
				Famílias mantêm tradição de montar fogueira na véspera de Santo Antônio
FOTO: Felipe Brasil - Gazeta de Alagoas

O serralheiro Alexandre Francelino, de 46 anos, conta que a tradição da família de montar a fogueira na véspera de Santo Antônio vem de muitas gerações. "Comecei com os meus pais e faço desde então. Nunca deixamos de fazer. Sempre arranjamos um pedaço de madeira e queimamos durante as festas de São João".

Para não perder a diversão, a Eletrobras Distribuição Alagoas recomenda que fogueiras não devem ser construídas embaixo ou próximo à rede elétrica. Da mesma forma, os fogos de artifício devem ser disparados em locais distantes da rede e jamais na direção de postes e cabeamento. Crianças também não podem manusear fogos de artifício sem supervisão dos adultos.


			
				Famílias mantêm tradição de montar fogueira na véspera de Santo Antônio
FOTO: Felipe Brasil - Gazeta de Alagoas

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X