Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Entenda a importância do aquecimento antes da atividade física

Alongamento ajuda a reduzir o risco de lesões

O aquecimento é um dos pontos primordiais do treinamento. De acordo com o professor da Companhia Athletica Curitiba, Daniel Iatski da Silveira, muitas pessoas deixam de realizar a prática, pois acham que é "perda de tempo". "O aquecimento é muito importante para fazer um exercício seguro e eficiente", afirma. Silveira explica que existem dois tipos de aquecimento: o global, conhecido também como corporal e o específico ou articular, que servem para preparar o organismo para a atividade a ser praticada.

"No aquecimento global, podemos realizar uma caminhada, trote, bike, subir escadas ou qualquer atividade que eleve os batimentos cardíacos, e consequentemente a temperatura corporal. O aquecimento global é recomendado para qualquer atividade, seja correr 10 quilômetros, treinamento de força ou jogar tênis'', salienta.

Leia também

Em relação ao aquecimento específico, o professor comenta que, como o próprio nome diz, é um feito especialmente para uma região que sofrerá esforço. ''É basicamente um estímulo semelhante ao movimento que será realizado, com menor ou nenhuma carga. Essa movimentação aumentará a liberação do líquido sinovial, que lubrifica as mesmas'', ensina. ''Outra forma de aquecimento específico é estimular músculos estabilizadores dos movimentos que você trabalhará, tornando aquela articulação mais estável e também mais preparada para o exercício.''

Com a chegada das baixas temperaturas, Silveira explica que ocorre no corpo um efeito chamado vasoconstrição que diminui o calibre dos vasos sanguíneos, tornando a contração muscular menos eficiente, dificultando o alongamento das fibras e aumentando o risco de lesões. ''Por isso devemos dar mais atenção ao aquecimento nessa época, porém os aquecimentos devem ser realizados sempre. Procure a orientação de um profissional de educação física para saber qual aquecimento é mais indicado para a atividade que será realizada e será possível observar o desempenho melhorar e com segurança'', completa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X