Um ato de vandalismo praticado em fevereiro deste ano prejudicou o monitoramento do nível da Lagoa Manguaba na cidade do Pilar, que subiu essa semana e alagou parte da orla da cidade. A fiação da Plataforma de Monitoramento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) foi arrancada e, desde então, não foi reposta, prejudicando os trabalhos. O coordenador da Defesa Civil Municipal, José Almir, afirmou, na tarde desta sexta-feira (23), que a situação também está sendo acompanhada de perto pelo órgão.
De acordo com ele, vândalos arrancaram parte da fiação para roubá-la, mas não conseguiram levar o material. Apesar disso, o equipamento que monitora o nível da lagoas ficou inutilizável. Desde então, esse trabalho vem sendo feito com o apoio da plataforma instalada na cidade de Marechal Deodoro.
Leia também
"Algumas pessoas, que provavelmente não sabiam da importância do equipamento, fizeram esse ato de vandalismo. Isso nos prejudicou bastante e ficamos na dependência de outras cidades. Vamos realizar algumas ações para conter uma provável elevação do nível da lagoa", explicou.
De acordo com a assessoria da Semarh, pasta responsável pelas plataformas, a reposição do material já foi solicitada e o mais breve possível o equipamento estará em funcionamento.

Ainda de acordo com o coordenador da Defesa Civil de Pilar, o município garantiu que vai fazer a segurança do equipamento para evitar furtos e outros atos de vandalismo. "A Semarh nos garantiu que irá religar a plataforma e fazer a segurança do equipamento para evitar qualquer problema", afirmou.
Nível da Lagoa
Nessa quinta-feira (22), moradores da orla lagunar se assustaram após o nível da Lagoa Manguaba subir mais de 60 cm e invadir a pista no Pilar. Muitos temeram reviver momentos de medo como os ocorridos há cerca de um mês, quando as fortes chuvas que caíram no estado deixaram várias pessoas desabrigadas e desalojadas em dezenas de cidades alagoanas, inclusive no Pilar.
Almir garantiu que a situação está controlada e que, neste primeiro momento, o nível da Lagoa está estável e que não oferece risco, mas que mantém contato com a Semarh e a Defesa Civil Estadual para saber da previsão de chuva para os próximos dias.
