Há alguns dias, postos e centros de saúde de Alagoas não têm recebido doses da vacina pentavalente, que protege a criança contra coqueluche, difteria, hepatite B, tétano e meningite, sendo aplicada logo aos dois meses de vida. Contudo, à Gazetaweb, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou, na tarde desta quarta-feira (05), que o desabastecimento acontece em todo o país devido a um problema no Ministério da Saúde, garantindo normalizar sua distribuição em até 15 dias.
De acordo com a técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Sesau, Claudeane Nascimento, as vacinas só saem do Ministério da Saúde após passarem por testes de qualidade, que teriam atrasado. No entanto, o mesmo ministério, segundo a Sesau, prometeu liberar um lote de vacinas já na próxima semana.
Leia também
"Não sabemos ao certo o que aconteceu para que as doses não fossem liberadas. Na próxima semana, devemos receber uma parte do quantitativo mensal,. A expectativa é a de que tudo seja normalizado em quinze dias, e não apenas em Alagoas, mas no país inteiro", explicou.
Ainda de acordo com Claudeane, a demanda mensal no estado é de 30 mil doses. E embora ainda não se saiba a quantidade que virá neste primeiro momento, o lote previsto para chegar nos próximos dias é, segundo ele, o suficiente para suprir a demanda inicial.