Tudo começou no dia 29 de maio. No aeroporto de Barcelona, Neymar usava seu perfil no Instagram para registrar, ao lado dos amigos, o embarque para Dubai. Era a primeira viagem de férias e apenas uma escala para Tóquio, seu destino final na ocasião. Foram os primeiros 5 mil quilômetros dos quase 118 mil que o craque percorreu desde então, até esta quarta-feira, quando definiu o seu destino final. Serão mais 831 quilômetros da cidade espanhola até Paris.
A novela envolvendo a histórica transferência do Barcelona para o PSG durou três semanas. Mas a maratona do brasileiro desde o fim de sua última temporada pelo time catalão contou com vários compromissos comerciais, viagens com amigos, família, o rompimento da relação com a atriz Bruna Marquezine, a pré-temporada nos Estados Unidos com o Barça e, agora, a conclusão do negócio com time parisiense. Foram nove países e 20 cidades diferentes. Tudo registrado nas redes sociais. Os quase 118 mil quilômetros percorridos correspondem a três voltas completas no mundo - a circunferência terrestre tem cerca de 40 mil quilômetros.
Leia também
O GloboEsporte.com usou a distância em linha reta entre as cidades para calcular o número final. Foram várias experiências distintas: o craque iniciou a jornada com eventos comerciais no Japão - onde voltaria depois -, foi para os Estados Unidos, onde viu um dos jogos da final da NBA, visitou um safári na África do Sul, prestigiou o casamento de Messi na Argentina, acompanhou um festival sertanejo em Goiânia, curtiu uma folga em Ibiza, participou da pré-temporada do Barça em território norte-americano e, de lá, foi a Xangai.
Os capítulos finais da maratona, nesta quarta-feira, foram a visita derradeira ao Barcelona, os exames médicos na cidade do Porto, em Portugal e, nesta quinta-feira, é aguardada a viagem a Paris, para a apresentação no PSG. Em meio à agitada vida, Neymar se manteve calado sobre o seu futuro. Somente o clube catalão se pronunciou e agora espera o pagamento da multa rescisória. Os parisienses devem pagar os ? 222 milhões (R$ 820 milhões) nesta quinta para, enfim, anunciar o atacante.
Confira alguns registros das voltas ao mundo de Neymar:


