Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Com palestras, oficinas e shows, Flipontal lança programação oficial

Evento acontece de 30 de agosto a 2 de setembro, no bairro do Pontal da Barra, com participação de escritores alagoanos e de outros estados

A Festa Literária do Pontal da Barra (Flipontal) apresentou, nesta quarta-feira (23), a programação oficial da primeira edição do evento, que acontece entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, em diversos pontos do bairro. Ao longo dos quatro dias, serão realizadas palestras, discussões e apresentações.

As atividades vão se dividir entre o auditório Kayan Porto, na Casa do Surf; a Escola Municipal Silvestre Péricles; as Praças São Sebastião e Caio Porto e a colônia dos pescadores. Escritores, pesquisadores e agitadores culturais alagoanos e de outros estados foram convidados para participar da iniciativa.

Leia também


			
				Com palestras, oficinas e shows, Flipontal lança programação oficial
FOTO: Dárcio Monteiro

Ao todo, serão 25 palestras, com a participação equilibrada de homens e mulheres - 24 deles e 22 delas. A maioria, aponta Carlito, deve tratar de literatura, mas outros temas ainda serão abordados. "Vamos falar também de coisas nossas, como o problema no riacho Salgadinho, racismo, sexualidade, drogas".

As crianças também terão ações especiais, incluindo diversas palestras e oficinas de teatro e cordel, entre outras. A programação cultural acontece na Praça São Sebastião, sempre a partir das 15h, incluindo concertos de orquestras filarmônicas e da banda do Exército. Os shows seguem até 23h.

Para Carlito, porém, uma das principais atrações é mesmo o próprio Pontal. "A grande atração é o bairro do Pontal, um dos mais charmosos que existem no Brasil, talvez. Aqui tem muita cultura e muito alagoano não conhece. É bom que a garotada venha pra cá, inclusive para conhecer o trabalho das mulheres rendeiras", expõe.

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinicius Palmeira, concorda. "Estamos comemorando essa festa num bairro emblemático, que é anterior à cidade. Entendemos que uma ação dessa natureza é extremamente apropriada", ressalta. "É um encantamento ser nesse local tão lúdico, tão apaixonante, um destino turístico nosso. Aqui tem gastronomia, nossas tradições e uma comunidade acolhedora".

Ele lembra os dois homenageados da Flipontal. Nesta primeira edição, serão lembrados os legados do jornalista alagoano Audálio Dantas e da escritora Rachel de Queiroz, que, ao lado de outros autores de renome, viveu em Maceió na década de 1930, criando um grupo literário importante na capital alagoana.

Vinicius Palmaira destaca a parceria com Carlito, responsável por oito Festas Literárias de Marechal Deodoro (Flimar). "Fomos procurados por ele e a gestão entendeu que era uma proposta bem próxima da comunidade, o que estimulou a parceria. Enveredamos há dois meses, trabalhando essa ideia, e vamos fazer uma coisa bacana".

O presidente da Associação Cultural Lagoa do Sul acredita no sucesso da empreitada. "Essas festas começaram há 15 anos, em Paraty. Os pedagogos viram que era um grande instrumento para incentivo à leitura e, hoje, existem quase 400 em todo o Brasil. Há sete anos fizemos a primeira em Marechal e deu certo, como todas as outras têm dado certo em todo canto", aponta Carlito.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X