Raí Araújo, jovem de 16 anos e natural de Maceió, se classificou para a 33ª edição do Bahia Juniors Cup, um torneio brasileiro na categoria Mundial, que iniciou nesse sábado (23) e finaliza dia 30 de setembro, no clube baiano de tênis em Salvador (BA). O evento, com cerca de 220 atletas de 12 países, tem entrada gratuita e será o primeiro Mundial de Raí Araújo.
O jovem mora em São Paulo com a mãe que trabalha como empregada doméstica e não tem condições financeiras de custear a ida de Raí à capital baiana. Assim, a viagem foi subsidiada por seu tio e alguns professores e técnicos do clube paulista Paineiras, onde treina. Raí passou, na tarde desse sábado (23), o qualificatório do evento Grau 3 em pontuação, terceiro mais valioso do país e que é jogado no Clube Baiano de Tênis, em Salvador. "Foi muito bom, joguei bem, firme. No primeiro set ele jogou bem, ele saca bem, tem bons golpes, mas consegui fechar 7/5. Segundo ele, deu uma cansada. Estou bem feliz, porque é um torneio forte aqui na Bahia e minha primeira chave principal pela Federação Internacional de Tênis (ITF)".
Leia também
As chaves principais das categorias 18 anos mundial com pontuação Grau 3 e 16 a 14 anos (Cosat, Sul-Americano) seriam sorteadas neste domingo e começam nesta segunda-feira (25), a partir das 9h. A categoria 12 anos, com pontos pro ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis, larga na quarta-feira, dia 27.
Nordestino será o favorito do torneio
O prinicipal favorito do 33ª edição do Bahia Juniors Cup é o pernambucano João Lucas Reis, tenista de 17 anos que fez semifinal 2016 e em 2014. João Lucas disputa pela quarta vez a categoria principal do mundial em Salvador (BA) e jogou, ainda esse ano, três Grand Slams parando no qualifying de Roland Garros e recentemente do US Open no início do mês e jogando a chave principal do maior evento do mundo e mais tradicional, em Wimbledon.