A Braskem junto com a comunidade do bairro do Trapiche fizeram, na manhã desta sexta-feira (29), uma simulação de vazamento de cloro. Mais de 300 pessoas participaram da reprodução. O treinamento também contou com a participação de homens do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
De acordo com o diretor de relações institucionais da Braskem, Milton Pradines, o objetivo da simulação é fazer um treinamento com as equipes e com a população caso ocorra uma situação real. "Temos que estar preparados para saber como agir de forma rápida em situações como essa. Saber como socorrer as vítimas e como interromper o vazamento".
Leia também
A simulação teve início com o acionamento do alarme e a evacuação da área. Em seguida, uma equipe da Braskem junto com os bombeiros iniciaram o combate ao vazamento, enquanto outras equipes faziam o atendimento das vítimas começavam a ser atendidas.

Mais de 300 pessoas da comunidade que moram próximas à região, incluindo jovens e crianças, participaram do treinamento, e simularam os efeitos de um vazamento de cloro, que são náuseas, tontura e vômitos. As vítimas foram socorridas para o Complexo Lourenço Vasconcelos, no Trapiche, onde equipes do Samu e dos bombeiros realizaram uma triagem e o atendimento prévio, para então encaminhar as vítimas em estado grave para o Hospital Geral do Estado (HGE).
"A experiência foi ótima, porque se um dia algo parecido vier a acontecer nós já vamos saber como devemos proceder diante de uma situação assim", disse Deniere Santos, uma das moradoras que participou da simulação.
Para a simulação, os policiais bloquearam a pista na altura da rotatória próximo à Braskem até o condomínio Laguna. Os dois sentidos das pista ficaram bloqueados até o término do treinamento.
