O governador Renan Filho esteve na orla de Pajuçara na manhã desta sexta-feira (29) para a inauguração do monumento da Sereia. A estátua, feita pelo artista alagoano Mestre Zezinho, faz parte das homenagens aos 200 anos de Alagoas.
Renan afirmou que a colocação da sereia na Pajuçara é um resgate da história e da tradição de Alagoas. "É uma homenagem ao artesanato de Alagoas, que é lindo. Essa sereia está no mundo inteiro e agora está também aqui na praia de Pajuçara, um dos pontos mais visitados de Alagoas e vai, sem dúvida, encantar o turista", disse ele.
Leia também
O governador disse que o monumento também faz parte da continuação das comemorações pelos 200 anos de Alagoas. "Estamos aproveitando o bicentenário para exaltar e resgatar nossas belezas. Por mais que Zezinho esteja no mundo inteiro e seja um dos mais apreciados artesãos do país, muita gente ainda não conhecia ele aqui. Agora quem não conhece, vai olhar a estátua e ir atrás de uma para colocar em casa, no escritório. Alagoas é um dos estados mais ricos do país em arte popular".
Segundo Renan, a estátua também vai ajudar a impulsionar o turismo local. "Alagoas bate recordes de turistas e isso é muito significativo, sobretudo na crise que vive o Brasil, o que significa dizer que estamos com as bases preparadas para avançar ainda mais no turismo quando o Brasil sair dessa crise. Vemos Alagoas avançando e essa arte linda vai ser sem dúvida um dos pontos mais fotografados da nossa orla", explicou o governador.
Renan também elogiou o artista, que é natural de Arapiraca. "Mestre Zezinho é uma figura,um cara que tem uma criatividade fora do comum. O pai dele construía casas de madeira, ele começou brincando com Isso e hoje ele faz essas estátuas que encantam pelo seu formato tão original e pelo seu colorido. Ele é uma das nossas referências", exaltou ele.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, afirmou que o monumento é um marco. "A escultura é um marco para os 200 anos de Alagoas, que representa uma das coisas que o alagoano tem de melhor, que é o talento para arte popular. Essa é a primeira de uma série de esculturas de mestres artesãos alagoanos que vamos lançar pelo estado", disse

Mestre Zezinho disse que a sereia veio da inspiração pelas belezas do estado. "Essa ideia faz parte do dom que a gente tem. Criei a ideia a partir da confecção de barcos, carros, bonecos e daí veio a ideia de, ao invés de o pescador pegar o peixe, pescar uma sereia. Daí surgiu a sereia e quando fiz achei muito bonita", explicou o escultor.
O artesão disse ainda que suas ideias vão surgindo a partir de sua mente. "Já fiz peças que não tenho decoradas, porque crio na minha mente. Trabalho na madeira e quando vou terminando é que vou vendo o que vai sair daquilo. Mas a ideia da sereia é uma das principais e tá espalhada pelo país", explicou Mestre Zezinho.
Mestre Zezinho contou que desde criança mexe com madeira, mas apenas aos 30 anos descobriu que poderia comercializar sua arte. Zezinho afirmou que é uma emoção receber essa homenagem. "É uma felicidade muito grande. Fico muito agradecido pelas pessoas me fazerem essa homenagem. Fico muito feliz, a felicidade não para. Às vezes a gente diz tantas palavras, mas falta até o que dizer de tanta emoção", falou emocionado.
Renan Filho disse ainda que outras estátuas serão feitas e colocadas pela cidade. "Fiquem certos de que outras virão, para outros lugares de Alagoas,marcando nossas melhores tradições e nossas riquezas mais consideráveis,que são as imateriais, as criadas pelo nosso povo", explicou ele.