A 8ª edição da Festa Literária de Marechal Deodoro, a Flimar 2017, traz homenagens ao senhor Nelson da Rabeca, instrumentista, compositor e construtor de rabecas e morador do município há mais de 40 anos, e ao escritor, advogado, jornalista e político, Aureliano Cândido Tavares Bastos. Com o tema "Cultura da Escrita", o evento acontece entre os dias 22 e 25 de novembro.

A programação foi lançada na noite desta quarta-feira (18) em cerimônia no Claustro do Convento de São Francisco, em frente à Praça Pedro Paulino.
Leia também
O prefeito Cláudio Filho (PSDO) ressaltou que a festa literária valoriza a cultura, os folguedos e a música. "Abertura da 8ª Flimar será dia 22 de novembro, que é o dia do músico. Marechal Deodoro tem uma grande vertente e força musical a nível de Brasil", disse.
O secretário de Comunicação de Marechal Deodoro, Lininho Novaes, destacou que esta edição chega totalmente repaginada. "Ela parte do princípio de ter o caráter do pertencimento, buscando resgatar o que temos de melhor e fazer com que o deodorense não seja apenas o figurante, seja, sim, o personagem principal. Começa pelos nossos homenageados", explicou.
A programação dos quatro dias recebeu uma nova formatação: auditório ao ar livre, Café Literário, Filmarzinha, além dos concursos de pintura, poema, poesia e prosa. A 8ª edição também contará com um festival de música.
O secretário de Estado de Comunicação, Ênio Lins, destacou que a Feira traz uma característica muito especial. "Em função do Bicentenário de Alagoas, a Flimar 2017 será dedicada especialmente ao escritor e a escritora alagoana", disse.
A secretária de Estado da Cultura, Melina Freitas, elogiou a programação da Flimar. "No ano que comemoramos os Bicentenário de Emancipação Política de Alagoas, os 200 anos de Alagoas, nós ficamos honrados em firmar esta parceria, através do Governo de Alagoas, com a Secult e a Prefeitura de Marechal Deodoro", destacou.

Confira a programação:
Dia 22:
19h - Abertura Oficial: Alagoas 200 anos (Espetáculo Rosa da Fonseca)
19h30 - Nelson da Rabeca, o som que ecoa Alagoas
20h30 - Encontro de filarmônicas
Dia 23:
18h - Noite dos Tambores
21h - Show Terra dos Marechais
23h - Art e Choro
01h - Flávio José
Dia 24:
15h30 - Nelson da Rabeca, o som que ecoa Alagoas
18h - Banda de Pífano
0h - Amazon
Dia 25:
17h - Seresteiros Arte da Terra
21h - Diegos Lima
22h30 - Os Nonatos
23h45 - Luans Estilizado
1h45 -