Milhões de pessoas já iniciaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 na tarde deste domingo (5). Em Maceió, mais precisamente no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), situado no Farol, a movimentação era intensa desde a manhã de hoje e poucos atrasos foram registrados. Nesta tarde, as provas são de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração.
AGazetaweb esteve na Escola Estadual Moreira e Silva, onde conversou com alguns estudantes. Eles se mostraram confiantes, mesmo tendo feito outras vezes o exame, na tentativa de conseguir uma vaga em alguma instituição de ensino superior do país.
Leia também
Bárbara Kethleen, 19 anos, mora no Pinheiro e deixou para chegar à escola perto da hora de iniciar as provas. A estudante quer cursar Direito. "Estou mais confiante, até porque me dediquei aos estudos com mais intensidade neste ano e espero conseguir uma boa pontuação", comentou.
Já na fila para entrar na escola, Natália Barbosa, 22 anos, que sonha em ser médica, afirmou estar tranquila porque aumentou a rotina de estudos, focando no que realmente cai nas provas do Enem. "Fiz isoladas para mergulhar um pouco mais nos conteúdos e me sair bem nas questões. Já tinha feito outras vezes, mas não estava tão preparada como agora".
ATRASOS
Boa parte das escolas do Cepa registrou um pequeno número de atrasados que acabaram perdendo a oportunidade de fazer as provas neste domingo. Os portões fecharam às 12h, para a tristeza de alguns, a exemplo de Maria Letícia.
"Fico triste, mas, ao mesmo tempo, tranquila, porque vim fazer por experiência. Ainda tem mais dois anos pela frente. Este horário de verão me confundiu, mas não tem problema não", disse ela, que cursa o 1º ano do Ensino Médio.
Outra estudante também chegou atrasada, mas não quis dar entrevista. Por sua vez, os que conseguiram ainda entrar na escola, faltando minutos ou segundos para o fechamento dos portões, alegaram que o trânsito foi um dos empecilhos para o atraso.
ENEM
Enquanto hoje, as provas são de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração, no próximo domingo (12), serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração.
Em Alagoas, 118.724 pessoas se inscreveram no exame, que é realizado em 26 municípios. São eles: Água Branca, Arapiraca, Atalaia, Batalha, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Igaci, Maceió, Marechal Deodoro, Olho D'Água das Flores, Palmeira dos Índios, Penedo, Pilar, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.
O número de inscritos deste ano, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é 17,4% menor no estado em comparação ao ano passado, o que representa 1,7% do total de inscritos em todo o país. No Brasil, mais de 6,7 milhões de pessoas se inscreveram para as provas.
[VIDEO2]