O Parque Municipal de Maceió abre as portas com mais uma novidade. A partir deste sábado (25),o público que for visitar poderá participar de uma ação educativa ambiental sobre a arte da falcoaria com aves de rapina. O intuito do projeto é disseminar o conhecimento a respeito da arte milenar e movimentar o local com atividades que despertem a atenção de toda família.
A programação com os animais tem início às 14h e segue até às 16h. Segundo os gestores, a ação é uma iniciativa que acontece por meio da parceria viabilizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), que administra o Parque, com a Associação Nordeste de Falcoaria e os grupos Falcoeiras BR e WWG.
Leia também
A médica veterinária do Parque, Maria Luiza Ribeiro, explica que a falcoaria é uma arte milenar reconhecida pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade, baseada em técnicas para criar, treinar e cuidar de falcões e outras aves de rapina para a caça. Sobre a prática em Maceió, a profissional esclarece que é aberta ao público, mas é necessário se inscrever previamente por meio do e-mail [email protected].
Quem fizer a inscrição, além de conhecer e aprender sobre a arte, poderá acompanhar uma exposição e palestras sobre as aves de rapina, adquirindo conhecimento técnico sobre os animais, sobre a biologia, tipos de rapinas, o que comem e seu papel na natureza.
Além disso os participantes serão alertados e educados em abordagens sobre o tráfico e captura ilegal. A ação contará também com informaçõs sobre o treinamento, permitindo o contato dos participantes com falcões, gaviões e coruja. Outro foco da ação que é educativa, é desmistificar e quebrar tabus em relação à arte milenar e às aves.
Serviço
O quê: exposição sobre falcoaria com aves de rapina
Quando: sábado, dia 25 de novembro de 2017
Horário: das 14h às 16h
Onde: Parque Municipal de Maceió, bairro de Bebedouro
Inscrições: [email protected]