Domínio da Mercedes na primeira fila para o GP de Abu Dhabi, última etapa do calendário da Fórmula 1. Valtteri Bottas anotou a segunda pole position consecutiva, quarta na temporada. O finlandês fez a melhor volta em 1m36s231, e contou com um erro de Lewis Hamilton na tentativa final para permanecer na primeira colocação. Atrás das duas Flecha de Prata sairá a Ferrari #5 de Sebastian Vettel, com Daniel Ricciardo da RBR logo atrás, em quarto, e Kimi Raikkonen em quinto.
Max Verstappen, que andou praticamente o treino inteiro atrás do companheiro de equipe, foi apenas o sexto colocado. Nico Hulkenberg, consideravelmente à frente de Carlos Sainz Jr, o 12º, largará para a última corrida do ano em sétimo lugar. Na ferrenha disputa interna da Force India, melhor para o mexicano Sergio Pérez, oitavo, logo à frente do francês Esteban Ocon. Em sua despedida da Fórmula 1, Felipe Massa fez uma grande sessão, sendo o décimo mais rápido.
Leia também
O que disseram?
BOTTAS: "As coisas foram ficando melhores e melhores durante o treino livre e na classificação. Eu simplesmente me senti muito bem no carro, e estou muito feliz."
HAMILTON: "Uma classificação incrível... parabéns Bottas - ele fez um trabalho excepcional. Muito legal ver tantas bandeiras britânicas por aqui."
VETTEL: "Acho que foi uma boa sessão. É uma pena nós estarmos tão atrás, mas devemos ter um bom ritmo de corrida amanhã."
O que você precisa saber?
- Quarta pole position de Bottas em 2017.
- É a primeira vez desde 2006 que um finlandês consegue duas poles seguidas. Na ocasião, Raikkonen, ainda na McLaren, foi pole na Alemanha e na Hungria.
- Campeão em 2016, Nico Rosberg matou as saudades do palco do título.
- Massa conseguiu chegar ao Q3 em seu último treino classificatório na Fórmula 1. Companheiro Stroll foi apenas o 15º.
Q1
Domínio da Mercedes na primeira fase do treino classificatório em Abu Dhabi, com Bottas anotando a melhor marca, 1m37s356, seguido de Hamilton, apenas 0s035 mais lento que o companheiro de equipe. Na sequência vieram as duas Ferrari, sendo Raikkonen o terceiro, Vettel o quarto. Completando os seis primeiros, a dupla da RBR, com Ricciardo à frente de Verstappen. Massa conseguiu passar ao Q2 em oitavo, marcando a melhor volta em 1m38s629.
Eliminados no Q1
16 ROMAIN GROSJEAN (HAAS)
17 PIERRE GASLY (STR)
18 PASCAL WEHRLEIN (SAUBER)
19 MARCUS ERICSSON (SAUBER)
20 BRENDON HARTLEY (STR)
Q2
Papéis invertidos na segunda parte do treino classificatório. Desta vez, Hamilton tratou de fazer a melhor volta, anotando 1m36s742, seguido de Bottas, 0s080 atrás. Entre as Ferrari, também inversão, com Vettel superando Raikkonen para ser o terceiro, enquanto o finlandês terminou em quarto. Ricciardo fechou em quinto, novamente à frente de Verstappen, o sexto. Com o cronômetro zerado, Massa tirou Alonso do Q3, anotando o décimo melhor tempo: 1m38s565.
Eliminados no Q2
11 FERNANDO ALONSO (MCLAREN)
12 CARLOS SAINZ (RENAULT)
13 STOFFEL VANDOORNE (MCLAREN)
14 KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
15 LANCE STROLL (WILLIAMS)
Q3
O Q3 iniciou com uma batalha finlandesa: Bottas X Raikkonen. Melhor para o piloto da Mercedes #77, que saiu na frente com 1m36s231. Hamilton veio logo na sequência para tentar tirar a primeira posição do companheiro de equipe, mas não conseguiu, sendo 0s172 mais lento. Os carros, então, foram todos aos boxes antes de fazerem uma última tentativa. Lewis bem que tentou, mas errou na volta lançada e perdeu a chance de fazer mais uma pole em 2017. Com isso, Valtteri Bottas largará em primeiro pela segunda vez consecutiva na temporada.
A TV Globo transmite ao vivo o GP de Abu Dhabi, neste domingo, com largada prevista para às 11h (Brasília). O GloboEsporte.com transmite as emoções da corrida em tempo real.