O ano de 2018 começou com mudança no Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren), que agora está com outra diretoria, presidida por Renné Cosmo da Costa. Com ele, toda a equipe já está desenvolvendo as atividades e planejando a gestão que se encerrará 2020.
A mudança aconteceu após mais de duas décadas sem disputa de liderança na entidade, mas a última eleição, ocorrida em outubro, foi atípica: três chapas concorreram ao pleito - fato inédito na história da instituição. O mandato de Renné Cosmo da Costa, eleito presidente do Coren, teve início no dia 1º de janeiro.
Leia também
Na época da eleição, a chapa eleita foi a 2, composta por pessoas mais jovens e que nunca tiveram cargos na velha diretoria. Entretanto, não falta à equipe experiência de trabalho, história de luta em defesa das boas práticas da Enfermagem, respeito à profissão, ética e reconhecimento entre os colegas, como ressalta o presidente Renné Costa.

"Foi justamente esse conjunto de valores que levou a categoria a acreditar na nossa proposta. Tivemos votos da geração mais jovem, e também de outros colegas mais experientes. Foi uma eleição movida pela esperança de assertividade, e isso nos deu um peso enorme. O peso da responsabilidade e do compromisso em retribuir a confiança. O desafio é grande, mas nunca tivemos medo - isso ficou claro desde o lançamento da nossa candidatura. A vontade de acertar é grande e teremos uma gestão proativa. Vamos continuar ouvindo os anseios dos colegas e promovendo melhorias no mercado de trabalho da enfermagem", afirmou Renné.
Para entrar no Coren com mais segurança, ele e outros membros da nova diretoria participaram de um curso preparatório para os gestores dos Conselhos, promovido pelo Cofen, em Brasília. Na ocasião, foram estudados temas como: Fiscalização; Lei de acesso à informação; Plano plurianual; Planejamento estratégico institucional; Gestão do patrimônio e e-social; Fundo de apoio à atividade administrativa; Plano de trabalho especial; Licitações; Contratos; Realização de despesas; Temas polêmicos no âmbito do TCU e Relatório de gestão para TCU, entre outros.
Na atual Diretoria presidida por Renné Costa, são conselheiros: Paulo Guimarães, Leidjane Ferreira, Regina Braga, Maycon Correia, Alexandre Lima, Paula Barreto, Margarete Menezes, Eluciane Ferreira e Iris Vitoriano.
Dados estatísticos revelam que Alagoas tem cerca de 20 mil profissionais de enfermagem, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares. "Mais da metade está alheio ao Coren, como se a instituição não fosse da categoria. Um dos nossos desafios é reverter essa situação e gerar o sentimento de pertencimento que todo profissional deve ter pelo seu conselho", resumiu Renné, frisando que a união é um diferencial significativo em todas as conquistas humanas.