Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Lavagem do Senhor do Bonfim acontece neste domingo (14)

Tradição combate o preconceito e a intolerância religiosa

Com o propósito de propagar a paz e o respeito, e combater o preconceito e a intolerância religiosa, a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) apoia a tradicional lavagem do pátio da Igreja do Senhor do Bonfim, idealizada pela Casa de Iemanjá e realizada pela Rede Alagoana de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.

A cerimônia, que reúne religiosos de matriz africana e já está em sua 18ª edição, terá sua concentração na Rua São João, no bairro do Jacintinho, a partir das 15h. Depois, o cortejo segue para realizar os rituais de lavagem da calçada da igreja, localizada no bairro do Poço, em Maceió.

Leia também

Um dos responsáveis pela organização do evento, o babalorixá Pai Célio, da Casa de Iemanjá, reafirma a importância da celebração. "Respeito é a palavra-chave. Estaremos reunidos para pedir harmonia e proteção a Oxalá, e disseminar a paz e a tolerância", afirmou o babalorixá.

Para a secretária Claudia Simões, a ação é uma manifestação de respeito à fé de cada pessoa. "A Lavagem é um encontro de unidade na diversidade, e a Semudh estará presente para proferir a paz e o respeito, e dizer não ao preconceito e à intolerância religiosa", ressaltou a secretária.

Revoada de pombos, depoimentos de representantes políticos e religiosos, aclamação à paz e queima de fogos em homenagem a Oxalá farão parte da programação que, depois da lavagem, segue até a Casa de Iemanjá, naRua Dona Alzira Águiar, 429, no bairro da Ponta da Terra, finalizando a celebração.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X