Ossos e restos de animais foram flagrados sendo armazenados de forma irregular por um criadouro de suínos, em Maceió, nessa segunda-feira (29). O flagrante foi registrado durante ação do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), que apuravam denúncias na região.
Fiscais do órgão ambiental estiveram na suinocultura após reclamações de moradores acerca do forte odor advindo do estabelecimento. No local, foi verificada uma grande quantidade de carcaças de animais utilizados na alimentação dos porcos, armazenadas sem as devidas condições de higiene.
Leia também
Os proprietários do estabelecimento foram multados no valor de R$ 50 mil pelo armazenamento irregular. Segundo os técnicos do IMA/AL, o criadouro já havia sido alvo de autuação do órgão por falta de licença ambiental, descumprimento de ordem de interdição e lançamento irregular de efluentes líquidos.
Durante a ação, houve ainda resistência por parte dos responsáveis, que teriam dificultado o trabalho das equipes, o que resultou em outra autuação, no valor de R$ 12 mil. Além disso, os fiscais lavraram uma intimação solicitar a retirada das carcaças, além da destinação adequada do material em decomposição.