A Capitania dos Portos de Alagoas encerrou, na última segunda-feira, 19, as ações de inspeção naval da Operação Verão 2017/2018", iniciada em 22 de dezembro de 2017. Segundo a Capitania, ao longo de quase dois meses, foram 25 embarcações apreendidas na costa alagoana.
Ao todo, 2.880 embarcações foram fiscalizadas, das quais 293 foram notificadas por infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário.
Leia também
No período, foram intensificadas as ações de fiscalização do tráfego aquaviário nos principais pontos de concentração de embarcações de esporte e recreio, além da fiscalização ao transporte de passageiros voltado ao turismo náutico.
Os esforços foram concentrados na fiscalização de documentos e do material de salvatagem, como habilitação dos condutores, documentos de inscrição da embarcação, coletes e boias salva-vidas, condições gerais da embarcação e verificação da lotação, a fim de se evitar o transporte de passageiros em excesso.
Na ocasião, a Capitania dos Portos de Alagoas também realizou ações educativas em marinas, clubes náuticos e colônias de pescadores, com ênfase nas recomendações de ações preventivas e corretivas, a fim de garantir um verão mais seguro nas praias.
Aos proprietários de embarcações, a Capitania reforçou que a negligência, a imperícia e a imprudência dos condutores são as causas determinantes mais comuns de acidentes. Além disso, foram distribuídos panfletos durante as ações, com o intuito de orientar condutores e banhistas sobre as regras de Segurança da Navegação.
Para a Capitania, a ação da Marinha do Brasil garantiu que os frequentadores do litoral e lagoas do estado desfrutassem de um verão tranquilo, já que não se registrou nenhum acidente com vítima fatal no período.