Após uma temporada de sucesso no último ano, a Filarmônica de Alagoas se prepara para uma nova série de concertos. Desta vez, a orquestra pretende homenagear talentos alagoanos, começando com um programa totalmente inspirado na trajetória musical da pianista Selma Britto. É a primeira vez que Alagoas possui uma temporada completa de música clássica, algo que ocorre somente nos grandes centros.
Em 2017, a temporada de estreia rendeu boas surpresas ao grupo. Foram 15 concertos, sessões esgotadas e uma grande procura por parte do público. A expectativa, segundo a organização, é ter uma recepção igual ou superior na temporada 2018, levando em conta que a iniciativa já se consolidou como a maior representante da música erudita em Alagoas.
Leia também
"As pessoas gostam de música boa. Não há nenhuma dúvida disso. O que precisa ser gerado é o acesso. Quem foi assistir à filarmônica no ano passado voltou para revê-la. Foi assim na estreia, nos concertos de primavera, no Natal, com o Duofel. Criamos uma verdadeira comunidade de fãs, pessoas que aderiram à orquestra como sua. E isso tem relação com o diálogo que temos com o público, pois não somos um grupo que está emparedado, como estamos acostumados a ver na música erudita. O público gosta dessa aproximação e desse carinho. É isso que faz a Filarmônica de Alagoas ser o que é hoje", diz o maestro Luiz Martins.
A nova temporada traz um repertório eclético, com dez apresentações ao longo do ano e com participações especiais de destaques da música clássica no Brasil e no mundo. Apesar da variedade do programa, a orquestração evoca, segundo o maestro, o amor de Selma Britto pela música, em uma homenagem feita por 'aprendizes' da grande musicista.
"Selma Britto tem um papel importantíssimo na cultura alagoana. Se tratando de música, ela consegue sintetizar tudo aquilo que são os artistas alagoanos. Sua energia maravilhosa transborda e inspira música. É uma oportunidade ímpar dividir esse projeto com ela", conclui o maestro.
A estreia ocorre nesta sexta-feira (2), no Teatro Deodoro. Serão 45 músicos no palco, em um espetáculo que traz composições nacionais e clássicos universais da música, de Villa-Lobos à Suppé. Peças como Peer Gynt Nº 1, de Edvard Grieg, as Bachianas Nº 4 e a participação da própria Selma Britto no concerto, são alguns dos destaques da edição.
Uma vida inteira de música
Homenageada da temporada, Selma Britto é um dos maiores nomes da música erudita alagoana. Sua vida é totalmente dedicada à música, um amor que nasceu ainda na infância, por influência de sua mãe - que também era pianista.
Seu legado vai além de sua performance ao piano. A artista também destacou-se por sua dedicação ao fomento e difusão da música em Alagoas. Em 2001, por exemplo, idealizou o projeto 'Concerto Aos Domingos', que há 17 anos ocorre no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IGHAL).
"Eu era tida como louca. Diziam que ninguém ia deixar de ir à praia para ir ao concerto de música clássica em um domingo. Quem diria, então, que o projeto duraria tantos anos, quase duas décadas", reflete Selma Britto, aos 78 anos.
Orquestra Filarmônica de Alagoas - Série Selma Britto
- Data: 02 de março (Primeira apresentação)
- Hora: 20h
- Local: Teatro Deodoro
- Informações: (82) 9 93816666 / (82) 9 94446228
Calendário dos Concertos da Série Selma Britto:
- 02 de março de 2018
- 06 de abril de 2018
- 04 de maio de 2018
- 01 de junho de 2018
- 06 de julho de 2018
- 03 de agosto de 2018
- 07 de setembro de 2018 (feriado)
- 05 de outubro de 2018