Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Disjuntor em Xingu não funcionou de forma adequada, diz ONS

Problema que levou a apagão de quase 3 horas em 5 estados do Norte e em todo Nordeste começou na subestação de Xingu, da rede Belo Monte, informou ONS

Em entrevista coletiva na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no Centro do Rio, o diretor do órgão, Luiz Eduardo Barata Ferreira, informou que o motivo do apagão, que atingiu vários regiões do Brasil nesta quarta-feira (21) aconteceu depois que um disjuntor na subestação de Xingu, que pertence a rede Belo Monte, apresentou problemas.

"Tivemos às 15h48 um evento, ainda sob análise, na subestação do Xingu, no estado do Pará, que provocou a interrupção, perda total do sistema de transmissão de corrente continua, responsável pelo escoamento de praticamente toda a geração da rede Belo Monte para a Região Sudeste e Centro Oeste", disse

Leia também

Ele também explicou como aconteceram os cortes de energia nas várias regiões do país. "A partir dessa interrupção, nós tivemos a separação dos sistemas Norte e Nordeste dos sistemas das regiões Sul e Sudeste, o que provocou um excesso de geração na Região Norte o levou à desconexão dos sistemas das regiões Norte e Nordeste. O Brasil tem todo o país interligado, a exceção do estado de Roraima ... Neste evento, o que ocorreu foi uma separação dos sistemas Norte e Nordeste e Sul e Sudeste".

A demora no reestabelecimento de energia se deve aos cuidados necessários para que não haja novos problemas, segundo o ONS. "As usinas foram afetadas e também desligaram nas regiões Norte e Nordeste e esse processo de recomposição se torna, às vezes, mais demorado pela cautela que se tem que ter ao fazer essa recomposição sob pena de, ao recompor, voltar a derrubar o sistema", explicou.

Retorno da energia

O ONS garantiu que o fornecimento de energia elétrica de praticamente toda a região Norte havia sido restabelecido por volta das 19h.

Segundo o operador, também neste horário, as capitais da região Nordeste continuavam em processo de normalização, com 60% da energia reestabelecida.

  • Fortaleza, no Ceará (CE) - 80% do sistema normalizado
  • Teresina, no Piauí (PI) - 50%
  • Recife, em Pernambuco (PE) - 50%
  • Salvador, na Bahia (BA) - 30%
  • Aracaju, em Sergipe (SE) - 25%
  • Natal, no Rio Grande do Norte (RN) - 20%
  • João Pessoa, na Paraíba (PB) - 20%

No total, 30 circuitos das regiões Norte e Nordeste foram afetados e desligados e todos os estados de ambas as regiões foram prejudicados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X