A tradicional Missa de Lava Pés, que marca o início do Tríduo Pascal, foi realizada na noite desta quinta-feira santa (29), na Catedral Metropolitana de Maceió. A missa foi celebrada pelo arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, que, durante a celebração, lavou os pés de 12 cristãos, sendo seis dependentes químicos em recuperação e seis moradores de rua.
"São seis dependentes químicos que se recuperam na Casa do Servo, entidade ligada à Igreja Católica, e seis moradores de rua escolhidos por integrantes da arquidiocese", explicou o arcebispo.
Leia também
A celebração representa, segundo o arcebispo, a humildade de Cristo ao lavar os pés dos doze apóstolos. Escolher os dependentes químicos em recuperação e seis moradores de rua representa, segundo Dom Antônio Muniz, o acolhimento da Igreja Católica aos públicos priorizados pela Campanha da Fraternidade.
O rito da lavagem dos pés é realizado na missa da Última Ceia. Na tradição cristã, a Quinta-Feira Santa comemora o dia em que Jesus lavou os pés dos apóstolos e celebrou a instituição da Eucaristia na Última Ceia, uma noite antes de sua morte.

Stalone dos Santos Simão foi um dos moradores de rua que participou da celebração. "Ter sido escolhido é maravilhoso. Me sinto muito privilegiado", disse o cristão. Já Ana Elisa da Silva, que é dependente química em recuperação, disse que ter sido escolhida é muito gratificante. "Eu fiquei muito feliz".