Um lugar tranquilo, ideal para relaxar e tomar aquele banho de mar refrescante. Assim é conhecida a praia de Sauaçuhy, no bairro de Ipioca, no Litoral Norte de Maceió. Mas nesta última semana, um caso de mordida de tubarão assustou banhistas e pescadores da região.
Um pescador, identificado como Josias Paz, de 56 anos, disse ter sido mordido na perna por um tubarão. Segundo testemunhas que ajudaram no socorro do pescador, o animal tinha cerca de 3 metros.
Leia também
De acordo com o pescador identificado como Genival, o tubarão se encontrava próximo à área de banhistas. Ele estava preso no 'curral', um cercado que é colocado no mar e que serve para pegar os peixes. Segundo Genival, ao tentar tirar o animal do local, Josias foi mordido na região da perna, pouco acima do calcanhar. "Ele devia estar com fome, porque o local onde estava é cheio de peixe. O tubarão mordeu ele pouco acima do calcanhar. Eu ajudei a tirar o Josias do mar e o levei para o posto de Paripueira. De lá, levaram para o HGE", conta.
A assessoria do HGE confirmou a entrada do paciente no último dia 04. Segundo o boletim médico, o estado de saúde dele é estável. Agora, os médicos vão aguardar o crescimento da pele na região atingida pela mordida - pois o ferimento foi profundo e atingiu o osso -, para então fazer a cirurgia plástica que consiste em remover os tecidos desvitalizados para preparar o leito da ferida para a cobertura definitiva, procedimento chamado na medicina de 'debridamento'.
Como a cirurgia depende do crescimento da pele na região mordida, não é possível precisar o tempo de recuperação do paciente.
AGazetawebentrou em contato com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) para saber se houve algum registro de ataque de tubarão em Maceió, o que a assessoria de comunicação ficou de verificar. Já o Corpo de Bombeiros informou que não foi acionado para nenhuma ocorrência do tipo.