Com objetivo de garantir que todos os pacientes oncológicos tenham acesso a um tratamento de saúde humanizado, a Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer (RFNCC), com a participação de todas as Redes Estaduais do país, lançou a campanha "Preciso Viver" nesta terça-feira (10).
A campanha é realizada por meio de uma ação pública em alusão ao dia 08 de abril, dia Mundial de Combate ao Câncer, que acontece em todo o Brasil. A Rede busca impactar as autoridades e chamar atenção da sociedade em relação à valia e eficiência da Lei 3752/12, que determina um prazo máximo de 30 dias para que as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) realizem os diagnósticos e adotem os procedimentos necessários à saúde dos pacientes.
Leia também
Para a coordenadora do projeto no Estado, Eliane Machado, é de extrema importância colocar em prática a aplicabilidade e eficácia da lei. "Não adianta ter o diagnóstico de câncer em 60 dias e não ter como se tratar, porque não existem clínicas e hospitais conveniados ou porque o Ministério da Saúde não repassa a verba e tampouco reajusta o valor destinado às unidades conveniadas", destacou.
A logomarca da campanha 'Preciso Viver' apresenta as cores azul e rosa. Os tons escolhidos, além da representação feminina, trazem em seu espaço interno o azul e suas nuances de aproximação com o rosa, o que gera um equilíbrio entre o aconchego e a paz, em um abraço em forma de laço, que aquece o coração e acolhe de maneira especial, no momento em que mais se precisa.