Com previsão de ser concluído no último dia 15 deste mês, o Eixo Quartel ainda não foi entregue à população. Inicialmente, a obra de mobilidade urbana na parte alta da capital estava prevista para janeiro, mas foi adiada para março e, posteriormente, abril. Agora, a inauguração deve acontecer em maio.
Segundo a Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), o eixo está em sua última etapa de execução e o atraso se deve às chuvas que caíram nas últimas semanas. A "finalização da construção dos parques lineares e a colocação da sinalização horizontal e vertical", porém, só foi iniciada nessa quinta (19).
Leia também

"Com a conclusão desta última etapa da obra, prevista para o final do mês de abril, o Eixo Quartel será então inaugurado e liberado para população com toda sinalização necessária, garantindo segurança dos motoristas e pedestres. A inauguração está prevista para a primeira quinzena de maio", diz o órgão, por meio de nota.
A entrega no dia 15 de abril havia sido anunciada pelo governador Renan Filho, durante uma visita ao local. Na oportunidade, o chefe do Executivo falou sobre outra via, o Eixo Cepa, cuja conclusão deve ficar para junho. "Daqui a dois meses e meio, nossa ideia é entregar o outro lado, o Eixo Cepa", afirmou. As obras estão orçadas em R$ 20 milhões.
As pistas vão funcionar em formato binário - duas paralelas de mão única e sentido contrário. O Eixo Cepa terá 9 km de extensão, com início no Ibama, na Gruta, indo até as ruas Frei Caneca e Luiz Mascarenhas. Já o Quartel, terá 6 km e vai começar na Rua Marieta Lages, se estendendo até a Ranildo Cavalcanti, por trás do Hospital do Açúcar.