O coordenador estadual da Defesa Civil, major Moisés Melo, informou à Gazetaweb que - até amanhã - as atenções estão voltadas para Maceió e região Metropolitana, que mais devem sofrer com as chuvas registradas neste fim de semana.
Três casas desabaram na Grota do Estrondo, localizada no bairro do Feitosa, em Maceió, na tarde deste domingo (22), deixando algumas vítimas com ferimentos leves. Equipes do Corpo de Bombeiros (CB) foram acionadas ao local para a realização dos procedimentos cabíveis.
Leia também
Segundo Taciana da Conceição, moradora da região, o susto foi grande na hora do desabamento. "Nós ouvimos o povo gritar que as casas estavam caindo e fomos conferir. Primeiro caiu uma parte e a gente logo saiu e tentou salvar algumas coisas. Foi um susto grande", disse.
Taciana revelou, ainda, que felizmente puderam contar com a ajuda dos moradores da região na hora do sufoco. "Graças a Deus temos muita ajuda das pessoas que vieram nos ajudar. Ninguém teve ferimento grave, apenas minha cunhada e o meu cunhado tiveram ferimentos leves", contou.
Outras ocorrências
Uma das ocorrências confirmadas pela Defesa Civil no interior aconteceu em Pilar. Parte da pista que dá acesso à cidade cedeu por causa das chuvas. "Fora isso os relatos são de alagamento. Está tudo dentro da normalidade. As previsões apontam chuvas até amanhã de manhã", explicou major Moisés Melo.
A Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil de Maceió informa que está com equipes plantonistas em decorrência do volume de chuva e que das 00h às 09h deste domingo, choveu uma média 135,4 milímetros na capital. Os bairros da capital registraram alagamentos, transbordamento de rios, deslizamento de terra, queda de coqueiro e desabamento de imóveis.
Segundo a Defesa Civil, 13 ocorrências foram registradas até esta manhã, todas sem vítimas."Houve deslizamento de terra em Bebedouro, Chã da Jaqueira e Benedito Bentes. Dois imóveis desabaram, sendo um no conjunto Frei Damião e outro na Grota da Moenda. Trecho da Avenida Pierre Chalita, em Jacarecica, está interditado em decorrência do aumento do nível do riacho. Em Bebedouro, a avenida principal do bairro também está alagada", relatou Dinário Lemos, em texto publicado no portal da Prefeitura de Maceió.
Para qualquer ocorrência, a orientação é de que a população acione a 0800 030 6205 e pelo 3315 -1437, ou o Corpo de Bombeiros no 190.
Em nota, a Semarh afirma que as chuvas podem se estender até segunda-feira e que não há risco de transbordamento de rios. Confira:
A presença de um sistema meteorológico em baixos e médios níveis da atmosfera, próximo à costa dos estados de Alagoas e Sergipe, denominado de cavado, continua favorecendo a formação de nebulosidade convectiva na metade leste de Alagoas. Esse tipo de nebulosidade, está associado à chuvas de intensidade moderada com possibilidade de pancadas fortes na faixa litorânea do estado, incluindo a região metropolitana, Zona da Mata e Baixo São Francisco durante o domingo (22/04/2018) podendo se estender até a segunda-feira (23/04/2018).
Nas outras regiões ambientais do estado, existe a possibilidade de chuvas de intensidade fraca à moderada, sem risco a população.
Essas chuvas previstas, não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar pequenos alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas.
Ressalta-se, que a chuva prevista para estas áreas será localizada, por isso, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo.
A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.