O presidente-executivo da BRF, José Aurélio Drummond Jr., renunciou ao cargo nesta segunda-feira, às vésperas de uma assembleia de acionistas para mudar o conselho de administração tida como vital para o futuro da exportadora de carne de frango.
O diretor financeiro e de relações com investidoresda BRF, Lorival Nogueira Luz Jr., foi nomeado pelo conselho de administração para acumular o cargo interinamente.
Leia também
Drummond, que também vai deixar o conselho, assumiu o comando da BRF em dezembro passado, no lugar de Pedro Faria, em meio a uma crise profunda na gigante de alimentos.
O movimento acontece após os principais acionistas da BRF, os fundos de pensão Petros e Previ e Tarpon, acordarem na semana passada a indicação de Pedro Parente, presidente-executivo da Petrobras, para chefiar o conselho de administração da companhia.
Assembleia geral
A BRF tem agendada para esta quinta-feira (26) uma assembleia geral de acionistas para decidir a eventual troca de todos os conselheiros da empresa.
A data foi agendada após a Petros (fundo de pensão dos funcionários da Petrobras), em conjunto com outros acionistas da companhia de alimentos BRF, ter pedido a convocação de uma assembleia geral extraordinária para deliberar sobre a destituição de todos os membros do conselho da companhia, que desde 2013 é presidido pelo empresário Abilio Diniz.
O pedido ocorreu depois de a BRF ter reportado prejuízo de R$ 1,1 bilhão em 2017.
Acordo para eleger conselho
A BRF informou na semana passada que seus sócios Previ, Petros, Tarpon e o empresário Abilio Diniz chegaram a um acordo para a eleição do conselho de administração da companhia nesta quinta-feira.
Esses acionistas, que juntos detêm 32,8% das ações da BRF, concordaram em aprovar a nova composição do conselho de administração por 10 membros.
Se for adotado o sistema de voto múltiplo, os acionistas citados concordaram em eleger Pedro Parente, presidente-executivo da Petrobras, além de Francisco Petros, Walter Malieni Jr. e Flávia Buarque.
Se ainda tiverem votos para eleger outros membros, votarão nos seguintes nomes, nesta ordem: Augusto da Cruz Filho, Roberto Rodrigues, José Luiz Osório, Roberto Mendes, Dan Ioschpe e Luiz Fernando Furlan. Para todos, o mandato será de dois anos.