Com inauguração marcada para este sábado (5), o Eixo Viário Deputado Oscar Fontes Lima, localizado nas proximidades do Quartel do Exército, deve melhorar o trânsito para quem trafega pelos bairros da parte alta da capital alagoana. Mas você sabe quem foi o político? A escolha do nome é uma homenagem ao parlamentar que por três mandatos consecutivos ocupou uma das cadeiras da Assembleia Legislativa.
Médico, ele foi eleito em 1986, 1990 e 1994. Para se dedicar à política, acabou abandonado a Medicina. "Meu pai era muito detalhista. Então, ou fazia 100% ou não fazia. Este foi o motivo para ele não ter voltado para a profissão, já que passou 16 anos afastado. Ele era um dos grandes ortopedistas de Alagoas porque sempre procurou o melhor", recorda Oscar Fontes Lima Filho.
Leia também
A escolha, conta o herdeiro, valeu a pena. Uma das provas é que o pai conseguiu ser querido por todos os lados. "Sei que é difícil agradar a todos na política. Mas ele sempre teve o respeito de todas as partes porque era um homem muito correto nas nas palavras e em suas decisões. Era também muito atencioso e educado. Acho que tudo isso só ajudou", destaca.
No biênio 1991/1992, o parlamentar foi presidente da Assembleia Legislativa e, na gestão do então governador Geraldo Bulhões (1991/1994), chegou a exercer por 15 dias a missão de chefiar o Executivo estadual, devido a uma viagem do titular. Ocupou ainda vários cargos na administração pública, tendo sido, inclusive, presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Na vida pessoal, o filho lembra que Oscar Fontes costumava ser também atencioso em tudo o que fazia. A família morou por 25 anos na região onde hoje é o Eixo Viário. Era a casa 215 da rua Cel Murilo Otávio de Barros. Nesse tempo, ele era ainda médico e atendia bem quem quer que chegasse à porta, fossem amigos ou pacientes vindos de outras cidades alagoanas.
"Toda a nossa família foi criada nessa rua. Ele era sempre de atender todos os amigos e pessoas que vinham do interior", conta. "Era ortopedista do antigo pronto socorro, hoje HGE [Hospital Geral do Estado], e da Polícia Militar. Por isso é que costumava receber muita gente vinda de outras cidades", acrescenta Oscar, lembrando que o pai costumava caminhar pelo bairro, que ainda tinha suas vias de barro.

Hoje, a antiga residência deu lugar a um prédio. As lembranças ficaram e o filho se diz orgulhoso da homenagem, assim como os três irmãos. "Não tem como não ficar. São três descendentes com o mesmo nome, pai, filho e neto. Meu filho, Oscar Neto, vai participar de uma festa de Dia das Mães no sábado e me disse que não iria porque quer ir à homenagem ao avô dele. Todos aqui de casa estão muito orgulhosos".
Dando nome também a uma passagem de nível na Av. Márcio Canuto, no bairro do Barro Duro, o deputado Oscar Fontes Lima faleceu em 2014, em São Paulo, onde se recuperava de uma cirurgia.