Enquanto a população já pode usufruir do Eixo Quartel, entregue pelo Governo de Alagoas na última segunda-feira (7), outra obra viária que promete desafogar o trânsito no bairro do Farol ainda está sem previsão de entrega: o Eixo Cepa. A Secretaria de Estado do Trânsito e Desenvolvimento Urbano (Setrand), aguarda a autorização para retomar as obras do trecho que corta a sede do Ibama.
A obra teria sido paralisada após o Ibama detectar que foi suprimida uma área de Mata Atlântica maior do que a permitida, assim como sem a autorização prévia do órgão. Por esse motivo, a obra foi embargada em dezembro do ano passado.
Leia também
De acordo com a assessoria da Setrand, o órgão ainda aguarda uma definição do Ibama para retomar os trabalhos. Ela reforça que a secretaria comprovou que agiu corretamente no andamento das obras, assim como laudo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) também confirmou a versão da secretaria.
Abaixo, segue a nota da Setrand sobre o episódio:
NOTA
Desde que foi notificada sobre o embargo das obras do Eixo Cepa, a Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) comprovou que agiu corretamente e não suprimiu área superior a três hectares no trecho da via que cortará o Ibama-AL.
Em diligência, a própria superintendência regional do Ibama-AL, responsável pela suspensão do embargo dos serviços, oficiou ao CREA-AL para que fosse elaborado um laudo no sentido de aferir a área total a ser desmatada. Na oportunidade, mais uma vez, ficou comprovado que a área suprimida era inferior a três hectares e não condizente com a fundamentação do embargo realizado pelo Ibama.
Mesmo com a posição oficial do CREA-AL expressamente a favor do relatório apresentado pela Setrand, a superintendência do Ibama ainda não proferiu qualquer decisão sobre o caso.