A partir da noite desta quinta-feira (24), em decorrência do desabastecimento de óleo diesel - fruto da paralisação dos transportadores de carga em várias regiões do país -, os serviços de limpeza urbana passarão a ser executados de forma alternada em Maceió.
A informação é da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum). Segundo o órgão municipal, nos bairros em que a coleta domiciliar é feita em dias alternados, o serviço será mantido. Já nas localidades em que a coleta ocorre todos os dias, o caminhão passará a recolher os resíduos de forma alternada.
Leia também
Nem a orla marítima da capital vai escapar do "rodízio", pois, somente um dos dois tratores que fazem a limpeza na faixa de areia vai continuar sendo utilizado. Ainda de acordo com a Slum, até a limpeza dos pontos crônicos de lixo também passará a acontecer alternadamente.
No mesmo comunicado à imprensa, a Slum assegurou tomar todas as medidas para evitar que o serviço seja ainda mais afetado enquanto durar a paralisação dos caminhoneiros, que abrange 23 estados e o Distrito Federal.
Pressionado, o governo anunciou uma redução de 10% nos próximos 15 dias, mas teve o pedido de trégua de três dias negado pela entidade que congrega a maioria dos sindicatos de motoristas autônomos, que cobram diesel mais barato.